HCFMB recebe curso de Endoscopia Terapêutica

Na sexta-feira, 30, foi realizado no Anfiteatro da Patologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) a primeira parte do Curso Teórico/ HandsOn de Endoscopia Terapêutica. O evento foi organizado pelo Serviço de Endoscopia Diagnóstica e Terapêutica do HCFMB e pelo Núcleo de Eventos Científicos do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA), que contou com o apoio da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva Estadual de São Paulo (SOBED-SP).

A mesa de abertura foi composta pelo chefe de gabinete do HCFMB, Dr. José Carlos Souza Trindade Filho; pela diretora do Departamento de Assistência à Saúde do HCFMB, Prof.ª Érika Ortolan; pelo chefe do Serviço de Endoscopia Diagnóstica e Terapêutica, Dr. Cássio Vieira de Oliveira; pelo tesoureiro da SOBED SP Dr. Otávio Micelli e pelo coordenador da comissão científica da SOBED- SP, Dr. Rogério Kuga.

O chefe de Gabinete do HCFMB ressaltou a importância de ter um evento como esse no HCFMB. “Sabemos da importância e da dificuldade que é receber um curso HandsOn. É, por isso, que estamos lisonjeados em receber os participantes desse treinamento no HCFMB”, afirma.

Dr. Cássio reforçou o valor desse momento e agradeceu a todos os envolvidos. “Ficamos agradecidos por termos sido lembrados para a realização desse curso. É muito importante essa aproximação dos endoscopistas do interior para poder proporcionar um atendimento melhor ao seu paciente”, disse.

Durante a sexta-feira, os palestrantes, entre eles o próprio Dr. Cássio, falaram sobre diversos assuntos, como musectomia, polipectomia, gastrostomia endoscópicas, entre outros. Eles apresentaram técnicas, indicações e condutas que devem ser tomadas em cada caso. Ao final, houve uma discussão sobre todos os assuntos que foram mostrados ao longo da noite.

Curso prático – No sábado pela manhã, os participantes do curso Hands On participaram de um módulo prático do treinamento, realizado no Laboratório Experimental da Unidade de Pesquisa Experimental (Unipex) da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB).

Os procedimentos foram realizados concomitantemente em seis estações,. Na Estação 1 o tema foi Hemostasia: clipes, plasma de argônio e ligadura elástica; Estação 2: Mucosectomia; Estação 3: Gastrostomia Endoscópica; Estação 4: Hemospray – clipes; Estação 5: Próteses Auto-Expansivas; Estação 6: Dilatação de Estenoses.