Pular para o conteúdo

Higienize os brinquedos do seu filho

Brinquedos infantis parecem ter vida própria. Eles vão para o jardim, para o chão do quarto, da cozinha, do banheiro, até da sala de aula. Esse ciclo, aparentemente  inevitável, pode ser muito maléfico para as crianças, que não diferenciam os objetos limpos ou sujos e acabam suscetíveis à doenças e infecções. Com isso, é importante lembrar de higienizar os brinquedos a cada 15 dias, evitando, assim, complicações relacionadas à saúde dos pequenos.

A limpeza dos itens infantis é fundamental para que a brincadeira seja segura e saudável, além de aumentar a vida útil dos brinquedos. Cada tipo de material merece um cuidado diferente.

Uma boa dica é convidar seu filho para participar da higienização, assim você o ensina sobre a necessidade de cuidar dos próprios pertences e ainda passa um tempo a mais com ele.

Para o Dr. Gustavo Prado, pneumologista da Divisão de Pneumologia do Incor, se você tem alergia ou asma, deve ter poucos enfeites, carpetes, cortinas e brinquedos de tecido em casa, uma vez que esses materiais acumulam poeira.

Tipos de materiais

Plástico ou borracha: coloque os brinquedos de molho em água morna com vinagre ou detergente. Em seguida esfregue a sujeira.

Brinquedos com apito (exceto eletrônicos): Lave com um pouco de água e sabão. Não os coloque de molho ou em água corrente, porque podem parar de fazer barulho.

Metal: é preciso ter cuidado em não deixar a peça úmida, pois ela pode enferrujar. Para limpar, utilize pano com álcool, para que a umidade evapore mais rápido.

Brinquedos de banho: para evitar mofo e fungos, após a hora do banho seque os brinquedos cautelosamente e tire-os do banheiro, pois o ambiente continua úmido por muito tempo.

EVA: utilize um pano umedecido em água ou álcool. É preciso secar bem, de preferência ao sol, para evitar manchas e fungos.