Hospitais da região de Presidente Prudente têm programação especial no ‘Outubro Rosa’

Para conscientizar e incentivar a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, unidades da Secretaria de Estado da Saúde montaram uma programação especial para o “Outubro Rosa” em todo o Estado.

Em Presidente Prudente, o Hospital Estadual, referência no atendimento regional, contará com uma decoração especial, focada na conscientização e na importância do autocuidado. Cada funcionário usará laços rosa em atenção à campanha. Haverá uma contadora de histórias no serviço e também serão compartilhados relatos de superação na luta contra o câncer de mama.

O Hospital Regional de Presidente Prudente realizará palestras sobre prevenção, diagnóstico e tratamento; além disso, médicos mastologistas e ginecologistas realizarão atendimento especial as colaboradoras da unidade. A unidade também terá decoração especial e entrega de laços na cor rosa.

O Hospital Porto Primavera promoverá um concurso de frase para a campanha Outubro Rosa e a ganhadora será divulgada no dia 7 de outubro. Os colaboradores serão incentivados a usar camisetas ou laços na cor rosa durante o mês e a realizarem exames de mamografia. Uma palestra sobre o tema para pacientes e colaboradores será realizada no dia 25 de outubro.

“As ações em celebração ao ‘Outubro Rosa’, têm como objetivo, principalmente, chamar a atenção sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama”, afirma o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

A Secretaria também conta com parceria com a Artesp  (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), que está projetando nos letreiros de rodovias mensagens de incentivo à prevenção, alcançando motoristas, familiares e demais viajantes que circulam pelo Estado de São Paulo.

“Mulheres de Peito”

O Governo do Estado incentiva a realização da mamografia para rastreamento e detecção precoce do câncer de mama com o programa “Mulheres de Peito”, composto por serviços fixos e quatro carretas itinerantes que circulam por todo o território paulista, facilitando o acesso aos serviços (confira abaixo os destinos e datas deste mês).

O serviço oferece exames de mamografia gratuitamente, sem necessidade de pedido médico para mulheres com idade entre 50 e 69 anos. As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sai de 48 horas a 15 dias após a realização do exame, dependendo da complexidade de cada caso. Desde 2014, já foram realizadas 212 mil exames de mamografia em diversas regiões do Estado.

“O exame salva vidas. A mamografia faz uma detecção precoce, o que não impede que o câncer apareça, mas a descoberta num estágio inicial impede que ele evolua”, explica a supervisora do Mulheres de Peito, Fabiana Angélica de Oliveira.

Além disso, o Estado disponibiliza um callcenter para agendamento telefônico do exame (0800-779-0000). O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Nesse caso, o exame é feito num dos mais de 200 serviços de mamografia fixos do SUS paulista, como AMEs, hospitais e clínicas.