Pular para o conteúdo

Hospitais do Alto Tietê realizam ações especiais no ‘Outubro Rosa’

 

 

No mês de outubro, os hospitais estaduais da região do Alto Tietê irão promover diversas atividades, palestras, workshops e, além disso, ofertarão exames extras de mamografia em comemoração ao Outubro Rosa, mês dedicada à conscientização sobre o câncer de mama.

O Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos irá ofertar 80 ultrassons para as pacientes da unidade, além de contar com a “Maleta Mulher Amiga” para funcionários e acompanhantes realizarem o autoexame das mamas. Também promoverá discussões com temáticas “Saúde da Mulher” e irá distribuir preservativos femininos e lubrificantes.

Já o Complexo Hospitalar do Padre Bento, em Guarulhos, realizará palestra  sobrecuidados e prevenção do câncer de mama no dia 18, e fará uma doação de produtos de higiene pessoal, fraldas e leite em pó, ao hospital GRAACC, com apoio de seus funcionários.

O Centro Especializado em Reabilitação Dr. Arnaldo Pezzuti Cavancanti e o Hospital Geral de Itaquaquecetuba (Santa Marcelina) irão realizar palestras a respeito do câncer de mama e de útero tanto para os colaboradores quanto para os pacientes.

No dia 30, o Hospital Geral de Guarulhos irá realizar uma caminhada próximo à unidade. Ainda será promovida uma palestra de prevenção e as pacientes terão “dia de princesa”, com oficinas de maquiagem.

O Palácio dos Bandeirantes estará iluminado na cor rosa no decorrer do mês, e o mesmo acontecerá com o prédio do Instituto do Câncer de São Paulo, que também realizará diversas atividades com orientações sobre a prevenção do câncer de mama nas dependências da unidade, palestras, ação de conscientização e aula de maquiagem para as pacientes mulheres em tratamento no Instituto.

“As ações em celebração ao ‘Outubro Rosa’ têm como objetivo, principalmente, chamar a atenção sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama”, afirma o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

A Secretaria também conta com parceria com a Artesp  (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), que está projetando nos letreiros de rodovias mensagens de incentivo à prevenção, alcançando motoristas, familiares e demais viajantes que circulam pelo Estado de São Paulo.

“Mulheres de Peito”

O Governo do Estado incentiva a realização da mamografia para rastreamento e detecção precoce do câncer de mama com o programa “Mulheres de Peito”, composto por serviços fixos e quatro carretas itinerantes que circulam por todo o território paulista, facilitando o acesso aos serviços (confira abaixo os destinos e datas deste mês).

O serviço oferece exames de mamografia gratuitamente, sem necessidade de pedido médico para mulheres com idade entre 50 e 69 anos. As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sai de 48 horas a 15 dias após a realização do exame, dependendo da complexidade de cada caso. Desde 2014, já foram realizadas 212 mil exames de mamografia em diversas regiões do Estado.

“O exame salva vidas. A mamografia faz uma detecção precoce, o que não impede que o câncer apareça, mas a descoberta num estágio inicial impede que ele evolua”, explica a supervisora do Mulheres de Peito, Fabiana Angélica de Oliveira.

Além disso, o Estado disponibiliza um callcenter para agendamento telefônico do exame (0800-779-0000). O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Nesse caso, o exame é feito num dos mais de 200 serviços de mamografia fixos do SUS paulista, como AMEs, hospitais e clínicas.