Pular para o conteúdo

Hospitais estaduais da região de Sorocaba têm programação especial no ‘Outubro Rosa’

 

 

Para conscientizar e incentivar a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, unidades da Secretaria de Estado da Saúde da região de Sorocaba montaram uma programação especial para o “Outubro Rosa”.

De 14 a 18 de outubro, o Conjunto Hospitalar de Sorocaba contará com apresentações musicais, com banda da Polícia Militar, tenores, trio de cordas e apresentação de voz e violão e dança cigana. A unidade também recebe o grupo de coral “Projeto Guri”, no dia 15, para apresentação. A programação ainda conta com palestra sobre nutrição no dia 16.

Já o Hospital Regional de Sorocaba “Dr. Adib Domingos Jatene” disponibilizará quadros informativos na unidade sobre a prevenção do câncer de mama a partir do dia 8, quando também haverá a entrega de laços na cor rosa para os colaboradores. No dia 22 de outubro o novo regional receberá palestra sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama e entrega de cartilha com orientações para a realização do autoexame.

Em Itu, o Hospital Especializado em Reabilitação “Dr. Francisco Ribeiro Arentes” tem, a partir do dia 10, palestra com especialista em oncologia, atividades físicas com treinamento funcional e roda de conversa sobre com médicos, psicólogos e fisioterapeuta sobre o tema.

A Secretaria também conta com parceria com a Artesp  (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), que está projetando nos letreiros de rodovias mensagens de incentivo à prevenção, alcançando motoristas, familiares e demais viajantes que circulam pelo Estado de São Paulo.

“Mulheres de Peito”

O Governo do Estado incentiva a realização da mamografia para rastreamento e detecção precoce do câncer de mama com o programa “Mulheres de Peito”, composto por serviços fixos e quatro carretas itinerantes que circulam por todo o território paulista, facilitando o acesso aos serviços (confira abaixo os destinos e datas deste mês).

O serviço oferece exames de mamografia gratuitamente, sem necessidade de pedido médico para mulheres com idade entre 50 e 69 anos. As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sai de 48 horas a 15 dias após a realização do exame, dependendo da complexidade de cada caso. Desde 2014, já foram realizadas 212 mil exames de mamografia em diversas regiões do Estado.

“O exame salva vidas. A mamografia faz uma detecção precoce, o que não impede que o câncer apareça, mas a descoberta num estágio inicial impede que ele evolua”, explica a supervisora do Mulheres de Peito, Fabiana Angélica de Oliveira.

Além disso, o Estado disponibiliza um callcenter para agendamento telefônico do exame (0800-779-0000). O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Nesse caso, o exame é feito num dos mais de 200 serviços de mamografia fixos do SUS paulista, como AMEs, hospitais e clínicas.