Pular para o conteúdo

Hospitais estaduais têm atividades artísticas e culturais no Dia Internacional do Voluntariado

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e sua rede de hospitais têm equipes de voluntariados como grandes parceiros na promoção do bem-estar e recuperação dos pacientes, por meio de atividades artísticas, culturais e de autocuidado. Em celebração ao Dia Internacional do Voluntariado (5 de dezembro), unidades promovem atividades que reforçam a importância da valorização desse tipo de projeto.

O Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros realiza nesta quinta-feira (5), o “Cantinho da Beleza”, iniciativa que faz parte da rotina da unidade e integra cortes de cabelo, maquiagem, esmaltação das unhas e outros cuidados que envolvem a beleza feminina, com foco nas mulheres internadas no hospital. As atividades ocorrerem das 8h às 16h.

Também no dia 5, duas atividades serão promovidas no Hospital Pérola Byington, que possui cerca de 500 pacientes atendidos pelas ações voluntarias desenvolvidas durante o ano. A primeira é o projeto “1000 fios a 1000”, com aulas de crochê na sala de espera da quimioterapia, das 9h às 12h. Das 14h às 18h, o projeto “Teatro em todo Canto” fará apresentações nas dependências da unidade.

O Hospital Geral do Grajaú conta 77 voluntários que participarão, no sábado (7), de uma confraternização de fechamento do ano, das 10h às 12h. O rol de ações do voluntariado do HGG tem  apoio das organizações sociais Viva e Deixe Viver e Canto Cidadão, que somam seus trabalhos para atender os setores de enfermarias de adulto, Pronto Socorro infantil, UTIs adulto e pediátrica, clínica pediátrica, maternidade, pré-parto, entre outros.

As voluntárias do Hospital Infantil Darcy Vargas serão homenageadas numa festa de Natal programada para 11 de dezembro. O grupo é composto pelas “amarelinhas”, Associação de Voluntárias do Hospital Infantil Darcy Vargas, e pelas “rosinhas”, Associação Paulista Feminina de Combate ao Câncer. Ambas são há 40 e 25 anos, respectivamente, verdadeiras parceiras do hospital. Com intuito de acolher e facilitar o acesso a informações, as iniciativas alcançam diversos setores, como o de oncologia, endocrinologia e nutrição. Há aulas de artesanato para mães e acompanhantes de menores e festas em datas comemorativas entregando presentes ao pacientes.

“Agradecemos a todos os voluntários dos nossos hospitais, que doam seu tempo, talento e carinho aos pacientes que estão em tratamento e também apoiam os funcionários das unidades. Todas as colaborações impactam positivamente na melhoria da saúde pública”, afirma o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

Para participar ou obter mais informações sobre os programas de voluntariados, basta entrar em contato com as unidades.

 

Hospital Pérola Byington

Endereço: Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 683

Bela Vista – São Paulo – SP

Tel: (11) 3248-8000

 

Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros

Endereço:  Av. Celso Garcia, 2477

Belenzinho, São Paulo – SP

Tel: (11) 2292-4188

 

Hospital Geral do Grajaú

Rua Francisco Octavio Pacca, 180

Parque das Nações Unidas em São Paulo – SP

(11) 3544-9444

 

Hospital Estadual Darcy Vargas

Rua Seráfico de Assis Carvalho, 34

Morumbi, São Paulo – SP

Tel: (11) 3723-3700