Pular para o conteúdo

Hospital das Clínicas abre ao público oficina sobre prevenção de quedas

No dia 19 de junho, a Divisão de Fisioterapia do Instituto Central (ICHC) irá promover atividades para orientar e conscientizar idosos sobre os cuidados necessários para a prevenção de quedas. Oficinas abertas ao público irão focar, de forma prática, na prevenção dentro de casa e na melhora do equilíbrio, por intermédio da tecnologia da Realidade Virtual.

Segundo a fisioterapeuta Deise Ferreira, organizadora do evento, as consequências decorrentes da queda têm grande impacto na qualidade de vida do idoso, pois “podem levar à restrição da mobilidade, incapacidade funcional, potencialização do isolamento social, insegurança e medo, fatores que predispõem a ocorrência de novas quedas”.

Os participantes também poderão tirar dúvidas sobre os cuidados com a alimentação, medicação e de enfermagem. Orientações com assistente social completarão as atividades que acontecerão no Espaço Ecos, das 9h às 12h, 2º andar da interligação ICHC com o Prédio dos Ambulatórios.

“Uma fratura, por exemplo, pode demorar mais tempo para ser curada, exigindo uma internação maior, o que pode ocasionar outros problemas como infecções”, enfatiza Claudia Fló, coordenadora da área de Saúde do Idoso da Secretaria de Estado da Saúde. Além disso, nos idosos, é comum a ocorrência de multimorbidades “essas doenças agravam o quadro clinico do paciente, dificultando ainda mais a recuperação”.