Pular para o conteúdo

Hospital das Clínicas da FMUSP realiza mutirão de teste rápido de HIV no Largo da Batata

Nesta sexta-feira (6), o SEAP – Serviço de Extensão ao Atendimento de Pacientes HIV/AIDS – Casa da AIDS da Divisão de Moléstias Infecciosas e Parasitárias do Hospital das Clínicas da FMUSP, irá realizar mutirão de testes rápidos para detecção do HIV, vírus da imunodeficiência humana que ataca o sistema imunológico.

O atendimento será realizado das 10h às 17h, no Largo da Batata, em Pinheiros, região de grande concentração popular. As tendas serão montadas ao lado do bicicletário.

No local, o público também receberá orientações sobre as formas de prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Além disso, haverá distribuição de preservativos e materiais informativos.

Em 2018, o HCFMUSP realizou 310 testes de HIV no Largo da Batata, sendo identificados dois resultados positivos. Os portadores foram prontamente acolhidos para acompanhamento no SEAP, que está em funcionamento na Zona Oeste de São Paulo, à Rua Ferreira de Araújo, 789.

O cuidado integral é prestado por equipe multiprofissional e interdisciplinar composta por médicos infectologistas, psiquiatras, ginecologistas, enfermeiros, dentista, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, farmacêuticos e educadores físicos.

Prevenção

“O acesso à testagem e o diagnóstico precoce contribuem para o tratamento em tempo adequado e para a qualidade de vida das pessoas com HIV/Aids. A pessoa que tem o vírus e não sabe pode transmitir involuntariamente, por isso, é fundamental que todos com vida sexual ativa façam o teste”, explica o coordenador do Programa Estadual IST/Aids-SP, Alexandre Gonçalves.  “Apesar da queda da mortalidade entre pessoas que vivem com HIV/Aids ao longo da epidemia, seis pessoas ainda morrem diariamente em SP pela doença”, conclui.

“A testagem é indicada para todos que tiverem vida sexual ativa, em especial para a população mais vulnerável, ou seja, homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo, travestis e transexuais”, afirma o coordenador do Programa Estadual DST/Aids-SP, Artur Kalichman.

SERVIÇO

Teste rápido de HIV

Largo da Batata, em Pinheiros, próximo ao bicicletário

Data: 06/12

Horário: 10h às 17h