Pular para o conteúdo

Hospital das Clínicas seleciona homens obesos saudáveis para pesquisa com novo medicamento

Os interessados serão avaliados em consulta de triagem; o objetivo do estudo é corrigir os níveis de testosterona causados pelo aumento de peso

 

A Clínica de Endocrinologia e Metabologia do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, seleciona homens saudáveis, entre 18 e 50 anos, não fumantes, com índice de massa corporal acima de 30 kg/m2 (obesos), para participarem de protocolo de pesquisa que avaliará melhora nos níveis de testosterona.

Segundo a pesquisadora, Andressa Heimbecher Soares, o objetivo do estudo é buscar a correção dos níveis de testosterona causados pelo aumento do peso sem o efeito colateral da perda da fertilidade.  Além disso, o projeto de pesquisa verificará se a utilização do medicamento ajudará no controle das taxas de açúcar no sangue e de colesterol e também se a utilização da medicação terá impacto sobre os riscos de problemas cardíacos.

Os interessados serão avaliados em consulta de triagem e terão os níveis de testosterona no sangue dosados. Os que apresentarem baixo nível de testosterona no sangue participarão do protocolo de pesquisa, que envolverá 70 voluntários.

Durante o estudo, os integrantes serão divididos em dois grupos: o grupo controle com placebo e o grupo que receberá tratamento com o medicamento. O acompanhamento será feito por 12 semanas na Clínica de Endocrinologia e Metabologia do HC e a cada mês o paciente realizará exames de sangue e exame de composição corporal.

A testosterona é o principal hormônio masculino. Quando está presente no organismo em níveis abaixo do normal, o homem pode apresentar diversos sintomas, como, por exemplo, perda da fertilidade, ganho de gordura corporal e aumento do risco de problemas cardíacos.

Informações pelo  celular é 99160.3149 ou e-mail andressaendocrinologista@gmail.com ou andressaheimbecher@usp.br. A orientadora responsável da pesquisa é a endocrinologista Cíntia Cercato.