Hospital de Presidente Prudente solicita doações de sangue no ‘Junho Vermelho’

O Núcleo de Hemoterapia do Hospital Regional de Presidente Prudente promove a campanha “Junho Vermelho”, com a finalidade de aumentar o estoque de sangue da unidade e conscientizar a população sobre a importância de doar sangue durante todo o ano.

Segundo o diretor do HR, José Antônio Nascimento Bressa, nesse período, os estoques da unidade ficam em torno de 20% abaixo da quantidade ideal. “Verificamos uma queda nas doações durante o período de inverno e as férias de julho. Por isso, a importância de realizarmos uma campanha de conscientização”, explica.

Não existe restrição de doação para tipos sanguíneos. Porém, atualmente, a maior necessidade é do tipo sanguíneo B+ e do grupo RH Negativo, por serem mais raros.

O ato de doar leva, no máximo, 30 minutos, e o organismo repõe o volume doado nas primeiras 24 horas após a doação.

Os funcionários do Ambulatório se mobilizam para colaborarcom durante todo o mês de junho. O presidente do Grupo de Trabalho de Humanização do AME, Augusto Amaral, diz que todos estão motivados pela solidariedade. “Esperamos que cerca de 40 colaboradores nos auxiliem nesta campanha”, afirma.

O hemocentro tem capacidade para quatro pessoas ao mesmo tempo e armazenar 2 mil bolsas além de arrecadar, em média, 1.400 bolsas de sangue por mês.

Requisitos para doar:

Ter idade entre 16 e 70 anos (se for menor de idade, só com autorização dos pais e responsáveis) e estar com a saúde em dia;

Pesar, no mínimo, 50kg;

Apresentar documento com foto;

Ter tido uma boa noite de sono;

Não estar em jejum e nem ter se alimentado com comidas gordurosas até 4h antes;

Não ter consumido bebidas alcoólicas no mínimo 12h antes de doar;

Não é possível doar, temporariamente, se a pessoa estiver com gripe ou resfriado. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação.

Recomendações pós-doação:

Após doar, a pessoa que doou deve beber muito líquido, pois isso auxilia na reposição do volume de sangue que saiu do seu organismo. Também é recomendável não fumar por pelo menos 2h, e não fazer esforço físico. Se possível, tirar o restante do dia para descansar e manter o cuidado com a saúde com uma alimentação saudável.

Núcleo de Hemoterapia do Hospital Regional

Rua José Bongiovani, 1297, Cidade Universitária