Hospital de Prudente compartilha experiência de conquista do Selo de Compromisso com a Qualidade Hospitalar

Depois de sete anos de muito trabalho, o Hospital Regional de Presidente Prudente “Dr. Domingos Leonardo Cerávolo” conquistou o Selo de Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH) no dia 17 de maio de 2019. Na última sexta-feira (29), o HR partilhou essa experiência com os mais de 200 hospitais que buscam a certificação junto a Associação Paulista de Medicina (APM).

A apresentação foi realizada por membros do Serviço Integrado de Qualidade em Saúde (SIQS) do HR, que foi o setor responsável por articular as adequações necessárias exigidas pelo CQH junto aos demais setores da unidade. O CQH é um programa de adesão voluntária que estimula a participação e a autoavaliação, incentivando o trabalho coletivo – principalmente em grupos multidisciplinares – no aprimoramento dos processos de atendimento e na mudança de atitudes.

Para o diretor administrativo do HR, Frei Tarcísio Marchini, essa troca de experiências é importante tanto para os hospitais que estão em busca do selo quanto os que já o possuem.

“Mais do que uma certificação, nós prezamos pela implantação de uma cultura de qualidade em nosso hospital. Durante os sete anos que nos preparamos para chegar aonde estamos, aprendemos muito com os hospitais selados que partilharam sua experiência. Ir apresentar nosso hospital é uma grande honra e uma grande responsabilidade tendo em vista a revisita”, destaca o frade, lembrando que está prevista para abril de 2021 uma revisita dos avaliadores do programa ao Hospital Regional de Presidente Prudente, para recertificar a unidade com o Selo CQH.

Frei Francisco Belotti, presidente-nato e fundador da Associação Lar São Francisco de Assis (ALSF), gestora do HR desde 2009, esse prêmio é fruto de uma semente plantada e, com isso, oferecer aos pacientes o que eles merecem. “Temos essa missão de atender a todos com dignidade e amor. Exercer nossos atendimentos num equilíbrio entre a ciência e a fé, para atender cada vez mais e melhor”, afirma o frade.