Hospital de Prudente promove #JunhoVermelho para incentivar doação de sangue

Hospital de Prudente promove #JunhoVermelho para incentivar doação de sangue

O Núcleo de Hemoterapia do Hospital Regional de Presidente Prudente ‘Dr. Domingos Leonardo Cerávolo’ adere novamente à campanha nacional do “Junho Vermelho”, com fim de conscientizar a população sobre a importância de doar sangue.

Segundo o Dr. José Antonio Nascimento Bressa, responsável técnico pelo Banco de Sangue e diretor clínico do HR, os estoques da unidade ficam em torno de 20% abaixo da quantidade ideal, como consequência da queda no número de doadores neste período do ano.

Por isso, os funcionários do Ambulatório Médico de Especialidades de Presidente Prudente “Doutor Antônio Carlos Fontoura da Silva” estão se mobilizando para colaborarem com o Núcleo de Hemoterapia durante todo o mês de junho. Conforme o presidente do Grupo de Trabalho de Humanização do AME, Augusto Amaral, todos estão motivados pela solidariedade. “Esperamos que cerca de 40 colaboradores nos auxiliem nesta campanha do junho vermelho no HR”, afirmou.

Para doar sangue, basta estar em boas condições de saúde, comparecer alimentado ao Hospital Regional, ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados pelo responsável legal e maiores de 60 anos devem ter doado ao menos uma vez antes de completar a idade), pesar mais de 51 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

É recomendável evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação.

Após a doação, é necessário seguir as seguintes orientações:

·         permanecer no Banco de Sangue por mais 15 minutos para evitar que você se sinta mal com a doação;

·         manter o curativo por pelo menos 4 horas;

·         não ingerir bebidas alcoólicas;

·         não fumar por 2 horas;

·         evitar esforço físico exagerado por 12 horas, especialmente com o braço utilizado para doação;

·         beber bastante líquido;

·         se for dirigir veículo automotor ou ser transportado em motocicleta, parar imediatamente o veículo em caso de mal-estar.

COMENTÁRIOS