Hospital de Transplantes de SP realiza simpósio para profissionais da saúde

O Hospital Estadual de Transplantes Euryclides de Jesus Zerbini realiza na quinta-feira (26) o 5º Simpósio de Enfermagem no Transplante, que trata da articulação hospitalar com as Redes Regionais de Assistência à Saúde no preparo do paciente para o transplante.

O evento integra a programação da campanha “Setembro Verde” e terá conteúdo especial com palestras voltadas aos profissionais de saúde (confira abaixo). Os interessados podem se inscrever via email (eventos.htejz@gmail.com), enviando nome completo, local onde trabalha e RG. A inscrição também poderá ser realizada no dia do evento, às 8h30.

De acordo com a médica hepatologista Carolina Pimentel, a finalidade é contribuir para a capacitação de equipes médicas e de enfermagem e melhora no encaminhamento do doente que necessita de um novo órgão. Passando o devido conhecimento, conseguiremos otimizar o fluxo de pacientes”, explica.

O Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo realizou cerca de 1.480 transplantes, desde 2010. Está localizado no Jardim Paulista, na capital, e atende de forma referenciada, recebendo pacientes encaminhados pelos municípios via central de vagas estadual. A unidade é gerenciada em parceria com a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina).

Programação – 5º Simpósio de Enfermagem No Transplante:

9h – Credenciamento

9h15 – Abertura: Enfº Diretor Deyvid Mattei

9h30 – A CROSS: Fluxo de encaminhamento do paciente para a rede terciária

Domingos Guilherme Napoli – Gerente Médico da CROSS

10h – Gestão dos processos de alocação de órgãos

Enfº Dr. João Erbs – Diretor técnico de saúde III do Sistema estadual de transplantes

10h30 – Quando indicar o Transplante Hepático

Dra. Carolina Pimentel – Médica responsável pelo departamento de transplantes de fígado do HTEJZ

11h – O papel do enfermeiro na Linha de cuidado do Transplante Hepático

Enfª Daiane Neves – Enf. Encarregada Ambulatório e Transplantes do HTEJZ

11h30 – Os desafios no preparo do paciente para o Transplante de Medula Óssea