Pular para o conteúdo

Hospital Estadual de Ribeirão Preto promove mutirão de diabetes para mil pacientes

Interessados em participar da ação deverão realizar agendamento entre os dias 7 e 11 de novembro

O Hospital Estadual de Ribeirão Preto, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, irá iniciar na próxima segunda-feira, dia 7 de novembro, o agendamento de interessados em participar de um mutirão de prevenção e diagnóstico a diabetes que será realizado pelo próprio hospital no dia 26 de novembro.

O agendamento, que seguirá até o dia 11, deverá ser feito pelo telefone (16) 3602-7129, das 8h30 às 16h30.

Durante o mutirão, além de orientação sobre a doença, pacientes com suspeita de diabetes passarão por avaliação médica, aferição de pressão arterial e realização de teste glicêmico. Já os pacientes com diagnóstico confirmado para doença serão submetidos à avaliação multiprofissional, com nutricionistas, enfermeiros e fisioterapeutas, e, em seguida, farão exames de acuidade visual e fundo de olho pela equipe de oftalmologistas, que passará as orientações e os encaminhamentos necessários para os portadores de doenças na retina.

A expectativa é que cerca de mil pacientes sejam atendidos durante a ação, que será realizada em parceria com o Serviço de Retina e Vítreo do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto e com o Serviço de Endocrinologia do Departamento de Clínica Médica da unidade.

“O objetivo do mutirão é oferecer a oportunidade de atendimento gratuito à população de Ribeirão Preto que tenha ou possa ter diabetes para, com isso, promover a prevenção e o diagnóstico precoce das complicações desta doença”, diz Rodrigo Jorge, coordenador do Serviço de Retina e Vítreo da Divisão de Oftalmologia do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.

No dia do mutirão, todos os pacientes devem se alimentar normalmente e comparecer ao Hospital munidos de documentos de identificação. Os pacientes também devem levar um acompanhante, visto que para a realização de exames oftalmológicos há necessidade de dilatação pupilar.

O Hospital Estadual de Ribeirão Preto está localizado na Avenida Independência, 4750 – Jardim Califórnia, Ribeirão Preto.