Pular para o conteúdo

Hospital Geral de Guarulhos completa 16 anos, ampliando tratamento de câncer em SP

Unidade também é referência em atendimento de média e alta complexidade na região

O Hospital Geral Professor Doutor Waldemar de Carvalho Pinto Filho de Guarulhos (HGG) está em festa. Inaugurada em 14 de abril de 2000, a unidade da Secretaria de Estado da Saúde, gerida em parceria com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), completa 16 anos de existência, destacando-se pela ampliação do atendimento de média e alta complexidade para a região de Guarulhos e do Alto Tietê.

“Em março de 2015 houve a ampliação das áreas de atendimento da instituição, sendo acrescidos, por exemplo, 20 leitos no pronto-socorro adulto, além da inauguração do centro oncológico”, afirma Afonso Guedes Machado, diretor do HGG.

Referência em neurocirurgia, gestação de alto risco, ortopedia e traumatologia, o HGG tem ampliado seu atendimento, realizando, em média em 2015, 835 internações por mês (5,6% a mais em relação a 2014), 476 cirurgias mensais (aumento de 8,2%), além de 3.665 consultas por mês (número 29,6% maior do que em 2014).

CENTRO ONCOLÓGICO

A unidade também integra a rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer. O Centro Oncológico do HGG foi inaugurado em março de 2015, oferecendo tratamento de câncer a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o Estado, com destaque para a população de Guarulhos e do Alto Tietê. O Centro tem capacidade para atender 1,2 mil novos casos de câncer por ano e realizou em 2015 2.700 sessões de quimioterapia e 11.800 de radioterapia.

Desde o mês de junho, também são realizadas no local radiocirurgias. O procedimento é uma intervenção cirúrgica minimamente invasiva, consistindo na emissão de radiação em um alvo delimitado, com extrema precisão. A radiocirurgia permite a concentração da dose de radiação no tumor, preservando assim as estruturas ao redor das lesões tumorais nessas áreas do corpo.

O serviço também oferece uma radioterapia diferenciada, denominada TBI (do inglês Total Body Irradiation), que permite a irradiação do corpo inteiro, contribuindo para a eliminação de células doentes em tecidos não tão facilmente alcançados pela quimioterapia, por exemplo. Os procedimentos quimioterápicos também ocorrem no novo setor.

“Oferecer atendimento de qualidade pelo SUS é a nossa principal preocupação. Assim, nossa equipe multiprofissional trabalha constantemente buscando proporcionar também acolhimento durante o atendimento aos nossos pacientes. Nesses 16 anos, muito foi conquistado, mas sabemos que ainda há muito a ser feito e, com certeza, buscaremos melhorar e ampliar cada vez mais o atendimento em saúde à população de Guarulhos e região”, completa o diretor da unidade.