Pular para o conteúdo

Hospital infantil promove mutirão sobre alimentação saudável em SP

Atividades lúdicas de educação nutricional, para pacientes e acompanhantes, ocorrem nesta sexta-feira, dia 16, em comemoração ao Mês das Crianças

O hospital estadual Darcy Vargas, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo especializada em atendimento pediátrico, promove, nesta sexta-feira, dia 16 de outubro, a partir das 15h,atividades lúdicas de educação nutricional com seus pacientes e acompanhantes. A iniciativa será realizada em comemoração ao Mês das Crianças.

Desenvolvida pelas equipes técnicas de Humanização e do serviço de Nutrição e Dietética da unidade, a ação contará com brincadeiras, degustação de suplemento e distribuição de brindes.

Entre as atividades estão incluídas a feira de alimentos, montagem de pratos com refeições saudáveis, gincana de adivinhação, teatro de fantoches, oficina de culinária e montagem de pirâmide de alimentos, entre outras.

O projeto “Aprenda a se Alimentar Brincando” atende a cerca de 50 pessoas, entre pacientes e acompanhantes, durante suas ações que ocorrem trimestralmente.

“Conhecendo os fatores de risco da desnutrição e da obesidade infantil, nós procuramos, por meio desta e de outras ações, aperfeiçoar o serviço público de saúde para colaborar com a prevenção e com o devido combate dessas morbidades”, destaca Sérgio Sarrubo, diretor do hospital.

‘Cardápio saudável’

Com os resultados alcançados pelo projeto, foi desenvolvido paralelamente pela unidade um cardápio saudável que atendesse às necessidades de todos os pacientes e de seus acompanhantes.

Mensalmente, a equipe responsável pelo serviço realiza uma revisão do cardápio para verificar quais alimentos devem ser incluídos no menu, levando em consideração àqueles que são funcionais e ricos em antioxidantes.

Neste ano, já foram servidas mais de 90 mil refeições, seguindo as diretrizes trabalhadas nas atividades do projeto.

O hospital estadual Darcy Vargas fica na Rua Seráfico de Assis Carvalho, 34, Morumbi, zona oeste de São Paulo.