Hospital Regional de Ferraz firma parcerias para coleta seletiva e reciclagem de materiais

O Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos firma parceria nesta quinta-feira (21), com instituições de coleta seletiva de resíduos, com a finalidade de promover a saúde e preservar o meio ambiente, por meio da conscientização e ações práticas de sustentabilidade dentro da própria unidade.

A iniciativa faz parte do Projeto Reciclar, da Secretaria de Estado da Saúde, ação ligada  aos Objetivos de desenvolvimento Sustentável – Agenda 2030. A unidade da Secretaria de Estado da Saúde localizada no Alto Tietê, terá como parceira nessa missão a Cooperativa de Catadores Unidos Pelo Meio Ambiente (CRUMA), que atuará na destinação da coleta de resíduos sólidos secos não infectantes, e com a empresa J. dos Santos Telefonia ME, que será responsável por recolher os resíduos periculosos não infectantes, como baterias e pilhas.

A solenidade ocorre a partir das 14h no auditório do hospital e contará ainda com apresentação de palestra e oficina de artesanato com materiais reciclados. O evento contará com a participação de autoridades municipais, estaduais, gestores e representantes de outros serviços de saúde, além de profissionais das instituições parceiras, diretores, técnicos e indivíduos inseridos no desenvolvimento do projeto.

Reciclar na Saúde

O projeto é composto por um conjunto de ações estratégicas que visa, entre outros pontos, fomentar ações para preservação ambiental e promoção da saúde. Assim, busca criar ações sustentáveis para alcançar as metas propostas pela ONU e atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável agenda 2030, firmado no ano de 2015.

A Secretaria de Estado da Saúde, por exemplo, apresenta números significativos em sua sede desde que o Reciclar foi criado, em novembro de 2017. Somente em 2019, até o mês de setembro, os profissionais que atuam nos prédios da Secretaria separaram mais de 60 toneladas de resíduos secos potencialmente recicláveis. No ano passado, foram 53,2 toneladas.

Outro resultado é a coleta e destinação adequada de quase 4 mil lâmpadas no prédio da Secretaria, 140 quilos de pilhas e baterias, 148 quilos de tampinhas plásticas que tiveram como destino a reciclagem, e mais 15 quilos de materiais de escrita potencialmente recicláveis (lápis, lapiseira, caneta e marca-texto, por exemplo).

SERVIÇO:

Projeto Reciclar no Regional de Ferraz