Hospital Regional de Piracicaba celebra 1º aniversário com 42 mil atendimentos

Em seu primeiro ano de funcionamento, unidade ultrapassou as metas de consultas, exames e procedimentos

O Hospital Regional de Piracicaba “Dra. Zilda Arns” completa nesta terça-feira, 19 de março, um ano de atividades, com balanço de aproximadamente 42 mil atendimentos, no total.

Desde sua inauguração, a unidade já realizou 20.505 consultas, 2.715 cirurgias hospitalares e ambulatoriais, e 18.732 exames, como endoscopia, colonoscopia, ecocardiografia, ressonância magnética, tomografia, entre outros, ultrapassando as metas previstas para o primeiro ano de funcionamento.

Com capacidade total de 132 leitos, o hospital é referência para as 26 cidades da região de Piracicaba e foi inaugurado em março de 2018, com a finalidade de atender exclusivamente os pacientes do SUS. O Governo do Estado investiu R$ 34 milhões em obras e aquisição de mobiliários e equipamentos.

Como todo novo serviço, o funcionamento da unidade tem sido ampliado gradativamente. Para 2019, está prevista a ativação de 60 leitos e a oferta de especialidades como urologia, cirurgia buco-maxilo, cirurgia plástica e cirurgias ginecológicas.

“Queremos parabenizar o trabalho desenvolvido pelo ‘Regional de Piracicaba’ por completar seu primeiro aniversário superando metas quantitativas e, sobretudo, pela preocupação com conquistas qualitativas que se refletem na assistência”, afirma o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann Ferreira.

Até o momento, estão em funcionamento 10 leitos de UTI adulto, oito de semi-intensiva e 42 de enfermaria clínico-cirúrgica. O hospital recebe pacientes encaminhados por outras unidades mediante agendamento prévio através da CROSS (Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde).

Um termômetro das conquistas nesse primeiro aniversário é o expressivo índice de indicação do hospital pelos pacientes internados: 99,13%. “Atribuímos a boa avaliação do público à cultura de nossa instituição: gestão participativa associada à profissionais que trabalham para atender de maneira eficiente, priorizando a qualidade assistencial e a humanização”, destaca o superintendente do hospital, Pedro Potin.

Para o diretor executivo da Área da Saúde (DEAS) da Unicamp, professor Manoel Barros Bertolo, responsável pelos hospitais e AMES ligados à Unicamp, os resultados da instituição endossam a política de qualidade e responsabilidade da Universidade com o Estado e com a sociedade. “A base de uma estrutura com foco em qualidade são as pessoas, e o empenho e dedicação desses profissionais foi decisivo para as conquistas assistenciais que estamos vendo hoje”, comemora.

A direção da DEAS vem articulando com a Faculdade de Ciências Médicas e com a Faculdade de Odontologia de Piracicaba, a presença de docentes, alunos e residentes no hospital