Governo de SP entrega novo Hospital Regional de Piracicaba

Governo de SP entrega novo Hospital Regional de Piracicaba

Serviço estadual será referência cirúrgica em média complexidade para 26 cidades

Foi entregue nesta sexta-feira (16), o novo Hospital Regional de Piracicaba “Dra. Zilda Arns”. A unidade estadual será referência em média complexidade cirúrgica na região, composta por 26 cidades. Trata-se do décimo-segundo hospital entregue pelo governo do Estado desde 2011.

“Um grande hospital, que vai atender Piracicaba e a região, 100% gratuito, com qualidade, a organização social contratada pelo Estado é a Unicamp, não poderia ter um parceiro melhor, mais qualificado”, disse Alckmin.

foto: Governo do Estado de São Paulo

25971978647_0f4f6cb149_z

O hospital contará com 14 especialidades, médicas e não médicas, neste ano: anestesiologia, cardiologia, cirurgia geral, clínica médica, oftalmologia, ortopedia/ traumatologia, otorrinolaringologia, além de enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e terapia ocupacional. Com investimento de R$ 34 milhões, o novo serviço tem 14.674,64 m² de área construída e 138 leitos, dos quais 84 de internação, 20 de UTI adulto, 27 de cuidados mínimos e 7 de Hospital-Dia.

A unidade funcionará de forma referenciada, ou seja, receberá pacientes encaminhados através do Samu, serviços de Resgate e de outras unidades de saúde, por meio da Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (Cross). Somente em 2018, o Regional deverá realizar 18,6 mil consultas ambulatoriais médicas e não médicas, 11,8 mil exames, 2 mil internações, 1,3 mil cirurgias ambulatoriais e 270 atendimentos de urgência. O custeio total é de R$ 35,6 milhões, até dezembro, com recursos do tesouro estadual.

 “A unidade terá ênfase na assistência de média complexidade. O novo Hospital Regional de Piracicaba reforça o compromisso do governo estadual em ampliar a assistência hospitalar pela rede pública e de oferecer atendimento de qualidade e mais próximo das residências das pessoas. ”, afirma David Uip, secretário de Estado da Saúde.

foto: Governo do Estado de São Paulo

39034267990_f8db3138d9_z

Como todo e qualquer serviço de saúde, o funcionamento será ampliado gradativamente. Na fase inicial, estarão ativos 60 leitos, dos quais 30 cirúrgicos e 20 clínicos no setor de internação, e 10 de UTI adulto.

Para o diretor da DRS (Diretoria Regional de Saúde), Hamilton Bonilha de Moraes “O Hospital irá preencher uma lacuna que nos tínhamos na região de falta de vagas, principalmente em terapia intensiva, procedimento cirúrgico e internação hospitalar. Tudo isso com serviço de qualidade para atender as 26 cidades da região.”

O hospital será gerenciado por meio de convênio com a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). O endereço da unidade é Rua Antonio Elias, 1000, bairro Garça, em Piracicaba. “Esse hospital será focado na alta resolutividade de alguns gargalos em várias especialidades Clínicas,  cirúrgicas e de diagnósticos de imagens   que todos municípios da região precisam” disse Gisela Onuchic, diretora executiva do Hospital Regional de Piracicaba.

COMENTÁRIOS