Pular para o conteúdo

Hospital Regional de Presidente Prudente atende mais de 500 pessoas em mutirão contra o câncer de pele

Com o objetivo de prevenir, diagnosticar e combater o câncer de pele, o Hospital Regional de Presidente Prudente “Dr. Domingos Leonardo Cerávolo” realizou no último sábado (7) um mutirão de atendimentos. A ação atendeu 562 pacientes e, desse total, 93 pessoas foram diagnosticados com câncer de pele. A ação, realizada no ambulatório da unidade, faz parte da Campanha Dezembro Laranja.

Durante os atendimentos, foram diagnosticados alguns casos de pacientes que necessitavam de intervenção cirúrgica, para já solucionar o problema encontrado. No mesmo dia, 37 pessoas foram encaminhadas para realizar a cirurgia, tratando a lesão e já recebendo alta. Além disso, outros 47 pacientes foram encaminhados para posterior acompanhamento no serviço ambulatorial de dermatologia do HR, onde será agendada a cirurgia para tratamento da sua doença de pele.

“É muito importante mostrarmos a importância da detecção precoce de lesões que podem ser câncer de pele, para já realizar o tratamento e não deixar que essa doença se agrave e se espalhe para outros órgãos do corpo, pois pode ser fatal”, comenta o dermatologista responsável pela ação, Dr. Murilo Carapeba.

O especialista ainda ressalta que o câncer de pele representa cerca de 28% de todos os cânceres diagnosticados no mundo e que é preciso orientar as pessoas a criarem o hábito da prevenção. “A prevenção pode ser feita através do protetor solar, camisas que protejam a pele, boné, óculos de sol. O único remédio é a prevenção”, pontua.

Participaram da ação 23 dermatologistas do HR e 12 acadêmicos do curso de Medicina da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste).