Hospital Regional de Prudente promove curso sobre cuidados especiais com idosos

O Hospital Regional de Presidente Prudente realiza, entre os dias 19 e 22 de fevereiro, a 19° edição do curso de cuidados de idosos para familiares de pessoas na terceira idade. A finalidade é orientar famílias com idosos em casa evitando acidentes e promovendo mais qualidade de vida.

Interessados em participar da primeira turma de 2019 podem fazer as inscrições até a manhã do dia 19, dia de início do curso, pelo telefone (18) 3229-1535.  As atividades são realizadas no auditório da unidade hospitalar, das 14h às 17h, e as vagas são limitadas – a capacidade é de 60 alunos por turma.

O curso é realizado mensalmente e já capacitou mais de 600 pessoas. Os alunos aprendem sobre cuidados com a pele, alimentação e medicamentos, além de medidas para evitar quedas e atenções especiais com os idosos acamados. Temas como a importância da relação familiar para bem-estar do idoso também são abordados.

O curso não é profissionalizante, mas busca auxiliar os familiares de idosos para a conduta pós-hospitalar, conforme explica a supervisora de humanização do HR, Edna Amaro. “Queremos que os pacientes tenham os devidos cuidados também em casa, após receberem alta do hospital. Precisamos levar conhecimento aos familiares dos pacientes”, afirma.

“Trata-se de uma iniciativa de extrema importância para oferecer cuidados especializados aos pacientes idosos que necessitam de um período maior de recuperação na internação”, afirma Cláudia Fló, coordenadora da área de Saúde do Idoso da Secretaria.

O Hospital Regional de Presidente Prudente recebeu, em outubro de 2017,  o Selo Inicial Hospital Amigo do Idoso, que premia unidades que aderem e cumprem o programa “São Paulo Amigo do Idoso”, da Secretaria de Estado da Saúde. A unidade está localizada na Rua José Bongiovani, 1297, Vila Liberdade.