Hospital Regional de Prudente realiza a 11ª Campanha de Higienização das Mãos

Hospital Regional de Prudente realiza a 11ª Campanha de Higienização das Mãos

O Hospital Regional de Presidente Prudente, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, promove entre os dias 3 a 11 de maio, a 11ª Campanha de Higienização das Mãos, por meio do Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Sciras) da unidade.  O evento, voltado à população local, pacientes, familiares e colaboradores do Hospital, é uma parceria com a Universidade do Oeste Paulista (Unoeste).

O tema da campanha neste ano é “Higienize suas mãos e previna infecções”. As atividades buscam conscientizar a população, assim como os profissionais da saúde, sobre métodos de prevenção para evitar a transmissão de doenças, além de oferecer orientações sobre hábitos saudáveis. Para dar início à Campanha, será realizada uma palestra com infectologista da unidade, Dr. Alexandre Portelinha, na quinta-feira, 3 de maio, a partir das 14h30.

O Hospital de Prudente também montará uma tenda em frente ao ambulatório nos dias 7 e 8 de maio e realizará visitas às enfermarias da unidade, entre os dias 7 e 11, para oferecer orientações à população quanto à importância de adotar hábitos saudáveis em atividades rotineiras.

É fundamental orientar todo o público sobre o cuidado para a correta higienização das mãos. “A atividade visa aumentar a prática constante dessa medida de limpeza. É um ato simples, seguro e econômico, que pode combater a disseminação de bactérias, vírus e fungos no ambiente hospitalar”, explica Portelinha. “Os vírus e bactérias estão por toda a parte e é fundamental ter a consciência de que precisamos nos proteger. A higienização das mãos para evitar infecções, é uma das metas de segurança do paciente, elaborada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Anvisa e Ministério da Saúde”.

Infecções e as estações mais frias do ano

Uma das principais preocupações por parte dos pacientes e médicos nesta época do ano é a infecção de gripe e resfriado. Apesar de serem doenças diferentes em seus sintomas, a prevenção pode ser a mesma. De acordo com o médico infectologista do Instituto Emílio Ribas Jean Gorinchteyn, “para se proteger de gripe e resfriados, o ideal é lavar sempre as mãos com água e sabão e higienizar-se com álcool em gel constantemente, principalmente quando entrar em contato com superfícies não higienizadas”.

Outra infecção que pode ser recorrentes em épocas mais frias do ano, muito por conta da tendência de ficarmos mais em ambientes fechados, é a conjuntivite. A prevenção, segundo o oftalmologista do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, Marcos Guerra, passa pela higienização das mãos.

Com a chegada do inverno, os pacientes que estão em tratamento oncológico devem ter atenção especial à saúde. Os medicamentos quimioterápicos costumam acentuar a sensibilidade ao frio, provocando nos pacientes a sensação de formigamento ou de choque, principalmente nas mãos e nos pés.

A medicação também provoca queda na imunidade, aumentando o risco de infecções respiratórias como resfriados e sinusites. Para prevenção, “é essencial lavar bem as mãos com água e sabão, diversas vezes ao dia, além de evitar ambientes fechados e climatizados. Os pacientes que estão internados não devem receber visitantes que estejam com os sintomas da gripe”, detalha a oncologista clínica do Icesp, Maria Del Pilar Esteves Diz.

Serviço:

  • Data: 03/05

Horário: 14h30

Evento: Abertura da Campanha, missa e palestra com o infectologista Dr. Alexandre Portelinha

Local: Anfiteatro do HR Presidente Prudente

Público-alvo: Aberto à população

  • Data: 07 e 08/05

Evento: Tenda para oferecer orientações sobre hábitos saudáveis

Local: Em frente ao ambulatório do HR Presidente Prudente

Público-alvo: Aberto à população

  • Data: 07 a 11/05

Evento: Visita de profissionais de saúde às enfermarias da unidade

Público-alvo: Pacientes do HR

COMENTÁRIOS