Hospital Regional de Registro será referência para região do Vale do Ribeira

O Governador Geraldo Alckmin entregou no último domingo (01) as obras do novo Hospital Regional de Registro, no Vale do Ribeira. O complexo estadual será centrado em casos de média e alta complexidade, com atendimento de emergências, centro cirúrgico e especialidades como ortopedia, cardiologia e neurologia. O lançamento é resultado do Programa Saúde em Ação, uma parceria entre a Secretaria e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID.

“O Hospital Regional de Registro vai oferecer 168 leitos, dos quais 30 de UTI (terapia intensiva), além de serviços de apoio diagnóstico por imagem, endoscopia e terapia com capacidade para atenção às urgências e emergências”, declarou Alckmin.

Quando estiver funcionando em capacidade plena, o hospital vai oferecer, em uma média anual, 8.000 internações, 3.500 cirurgias, 2.000 consultas e cerca de 15 mil exames, beneficiando a população dos 15 municípios da região do Vale do Ribeira e cidades do litoral sul do Estado.

“É um momento histórico para a região de Registro! A previsão é de que a unidade, após contratação e treinamento de funcionários, passe a funcionar de forma gradativa a partir do segundo semestre deste ano”, explica Gilson Fantin, prefeito de Registro.

O novo hospital atende uma importante carência para a população local, principalmente no que se refere aos grandes deslocamentos. “Tínhamos como referência São Paulo. Trazer um hospital para mais próximo oferece qualidade para os pacientes, reduzindo tempo de viagens”, conta o Diretor Regional de Saúde, Nilson Rezende Lara.

Para o secretário de Estado da Saúde de São Paulo, David Uip, a nova unidade será de grande importância para ampliar a assistência hospitalar aos moradores da região. “Sem dúvida, uma grande conquista para a saúde pública e para a nossa população. No final de 2017 entregamos o novo prédio do Hospital Regional de Itanhaém, e teremos um novo hospital em Pariquera-Açú. Com este novo hospital em Registro, reforçamos o atendimento aos usuários da rede pública”, diz o secretário.

O hospital será gerido em parceria com o Instituto Sócrates Guanaes, uma Organização Social de Saúde (instituição sem fins lucrativos), por meio de contrato de gestão firmado com a Secretaria de Estado da Saúde. A previsão é de que a unidade, após contratação e treinamento de funcionários, passe a funcionar de forma gradativa a partir do segundo semestre deste ano.

Além do hospital, o programa “Saúde em Ação” investe R$ 162 milhões na construção de clínicas do tipo UBS e CAPS no Vale do Ribeira. Em fevereiro foram inauguradas as primeiras clínicas/UBS do “Saúde em Ação” na região, nos municípios de Cananeia e Jacupiranga.