Hospital Regional de São José comemora terceira captação de órgãos de sua história

O Hospital Regional de São José dos Campos “Dr. Rubens Savastano” (HRSJC) realizou a terceira captação de órgãos. A operação realizada no dia 4 de agosto permitiu salvar de imediato até cinco vidas. Desta vez, foram captados uma córnea, fígado, rins, pâncreas e coração – este pela segunda vez no Hospital.

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), formada por médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais, é responsável por diagnosticar a morte encefálica, informar e acolher o familiar durante todo processo. O doador teve morte encefálica e sempre manifestou para a família o desejo de salvar outras vidas com esse gesto de amor. “Nossa equipe se empenhou ao máximo para que tudo ocorresse com sucesso e o resultado foi muito gratificante”, conta Juliane Almeida, supervisora de enfermagem e membro da CIHDOTT.

Nas redes sociais, uma amiga da família do doador fez uma postagem emocionante contando como a fatalidade aconteceu, o tratamento humanizado e a importante decisão da doação de órgãos. “Um hospital público humanizado? Sim! Ele estava no melhor”, escreveu. “Um homem de 34 anos recebeu 7 dias de vida, mas estava há 30 aguardando para que o coração do Rafa permanecesse batendo em seu peito. (…) A mais dolorida, porém a mais bonita lição de amor, eu recebi de um menino de 17 anos. Rafael, você é luz”.

Para ser doador não precisa assinar nem pagar nada. Basta comunicar sua família para que, caso necessário, o procedimento seja autorizado. Esse gesto de amor pode significar o recomeço de muitas vidas.