Pular para o conteúdo

Hospital Regional e AME de Prudente promovem 12ª Campanha de Higienização das Mãos

O Hospital Regional e AME de Presidente Prudente estão realizando entre os dias 06 e 10 de maio a 12ª Campanha de Higienização das Mãos nas unidades. O objetivo é reforçar a importância de ter mãos sempre limpas, para prevenir a transmissão de doenças.

O infectologista do HR, Paulo Mesquita, explica que a prática de manter as mãos limpas é a principal forma de se prevenir de infecções relacionadas à assistência à saúde. “É a medida mais segura e eficaz na prevenção de infecções. Estudos mostram que a melhora das práticas de higiene das mãos pode reduzir em até 50% a transmissão de vírus e bactérias”, afirma o especialista.

A higienização é importante para remover toda sujidade, suor, oleosidade, pelos, células descamativas e de microbiota da pele e deve ser feita com água e sabão quando estiverem visivelmente sujas. Quando não estiverem, deve ser utilizado o álcool e gel.

O HR informa que para a lavagem correta das mãos, deve-se começar pelas palmas das mãos, seguidos da palma direita sobre o dorso esquerdo com os dedos entrelaçados e vice-versa. Depois esfregar as palmas das mãos com os dedos entrelaçados e a parte de trás dos dedos nas palmas opostas com dedos entrelaçados (como uma conchinha).

É fundamental orientar todo o público sobre o cuidado para a correta higienização das mãos. “A atividade visa aumentar a prática constante dessa medida de limpeza. É um ato simples, seguro e econômico, que pode combater a disseminação de bactérias, vírus e fungos no ambiente hospitalar”, explica Portelinha. “Os vírus e bactérias estão por toda a parte e é fundamental ter a consciência de que precisamos nos proteger. A higienização das mãos para evitar infecções, é uma das metas de segurança do paciente, elaborada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Anvisa e Ministério da Saúde”.

Para finalizar, esfregar os polegares, as pontas dos dedos com as unhas e os punhos. E então enxaguar as mãos no sentido da ponta dos dedos até o punho e secar as mãos no mesmo sentido, utilizando papel toalha suficiente.

Programação da Campanha

– De 06 a 10/05, das 10h às 17h: Orientações a pacientes e familiares no pátio do AME
– Dia 06/05, às 14h: Missa de abertura da Campanha, seguida de palestra sobre o tema “Mãos limpas, paciente seguro”, com o infectologista Dr. Alexandre Portelinha;
– Dias 07 e 08/05, das 7h30 às 16h: Orientações para pacientes e acompanhantes em frente ao ambulatório do HR e no pátio do AME;
– Dia 08/05, às 10h: Palestra para colaboradores do AME, na sala de reuniões da unidade;
– De 06 a 10/05: Orientações nas clínicas do Hospital Regional e setores do AME para colaboradores, pacientes e acompanhantes.