Hospital São Paulo ganha centro cardiológico totalmente modernizado

Hospital São Paulo ganha centro cardiológico totalmente modernizado

Investimento da Secretaria de Estado da Saúde foi de R$ 2,1 milhões; novo serviço contará com 21 leitos, dos quais seis de UTI, e espaços totalmente adaptados para garantir acessibilidade dos pacientes com restrições de movimentos

 O Hospital São Paulo, ligado à Unifesp e à SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), ganha nesta quinta-feira, 24 de abril, um novo centro de cardiologia totalmente modernizado.

Com investimento de R$ 2,1 milhões repassados pela Secretária de Estado da Saúde para a reforma do espaço e compra de equipamentos, mobiliários e materiais hospitalares, a nova ala de cardiologia do hospital é composta por três áreas: Unidade de Internação, Pós-operatória de Cirurgia Cardiovascular e Terapia Intensiva (UTI).

Ocupando um espaço de 665 m2, a ala de cardiologia conta com 21 leitos, dos quais 10 de enfermaria, seis de UTI (um de isolamento) e cinco de pós-operatório.

Além disso, todos os espaços primam pela acessibilidade, com portas e circulações com larguras diferenciadas, banheiros adaptados para cadeirantes, barras de apoio, mobiliário e peças sanitárias adequadas às pessoas com restrições de movimentos.

Além da área de internação – composta por quartos equipados com régua de gases, armário, lavatório para assepsia e banheiro privativo e adaptado –, foram reformados também os postos de enfermagem, auditório, salas de reuniões e de exames, secretaria e ambientes de apoio (depósito de material de limpeza, expurgo, copa, conforto para UTI e ambientes destinados aos funcionários).

A nova ala ainda contará com uma sala de TeleCardio, serviço interligado à rede de socorro e unidades de pronto-atendimento da Grande São Paulo, composto por equipe de atendimento 24 horas  capacitada em analisar laudos de eletrocardiograma de pacientes encaminhados por unidades externas, e assim determinar, em tempo real, quadro de Síndrome Coronariana Aguda (SCA).

Somente no ano passado, o serviço de cardiologia do Hospital São Paulo realizou 1,1 mil internações e 488 cirurgias cardíacas. A unidade fica na rua Napoleão de Barros, 737, 10º andar, Vila Clementino, zona sul da capital.

COMENTÁRIOS