HC e Faculdade de Medicina de Botucatu realiza I Simpósio de Gestão Hospitalar e Internacionalização das Faculdades de Medicina

I Simpósio de Gestão Hospitalar e Internacionalização das Faculdades de Medicina e II Encontro entre Superintendentes das Autarquias do Estado de São Paulo é realizado no HCFMB

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), a Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), a Fundação para o Desenvolvimento Médico Hospitalar (Famesp) e o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) realizaram na última sexta (30) o I Simpósio de Gestão Hospitalar e Internacionalização das Faculdades de Medicina e II Encontro entre Superintendentes das Autarquias do Estado de São Paulo.

O evento reuniu representantes do HCFMB, USP, Unicamp e Famema, para discutir com o público presente temas como o orçamento dos hospitais escola e a importância da internacionalização para as universidades paulistas.

A Diretora da FMB, Profª Associada Maria Cristina Pereira Lima (Kika), abriu o evento destacando a importância do encontro. “Vivemos um momento em que as universidades públicas e o SUS estão em evidência. Então, nada melhor do que discutirmos os temas atuais ao lado dos nossos companheiros, para que possamos avançar em defesa do SUS e de tudo o que é público em nosso país”, disse.

Para o Prof. Tarcisio Eloy Pessoa de Barros Filho, Diretor da FMUSP, “os temas abordados, além de atuais, são muito desafiadores. Agradeço pelo convite para falar dos eixos que constituem nossa Instituição”, afirmou.

A primeira sessão foi sobre “Orçamento dos Hospitais Escola”, moderado pelo Superintendente do HCFMB, Dr André Balbi; e desenvolvido por tópicos pelos palestrantes:  Eng. Antonio José, Superintendente do HCFMUSP; Adilson Bretherick, Coordenador do Núcleo Econômico Financeiro da USP; Dr. João Henrique Castro, Diretor Financeiro do HCFMB;  Dra. Paloma Libânio, Superintendente da Famema e pela Gerente de Negócios da Escola de Educação Permanente (EPP) da USP, Liliana Magon.

A segunda sessão destacou o tema “Internacionalização”, moderada pelo Prof. Dr. Pasqual Barretti, da FMB; e pelo Prof. Dr. Eduardo Krieger, da FMUSP. Participaram deste módulo como palestrantes: Prof. Gustavo Fraga, da Unicamp; Profª Associada Silke Weber, da FMB; Dr. Steven Kanter, Presidente e CEO da Associação de Centros Acadêmicos de Saúde (AAHC – EUA); Prof. Dr. Jose Otávio Auler, da FFM e a Pró-Reitora Pró-reitora de Extensão Universitária e Cultura e Assessores da Unesp, Profª Cleopatra da Silva Planeta.

Dr. André Balbi, Superintendente do HCFMB, comentou a iniciativa realizada em parceria entre as instituições. “Este evento teve a finalidade de nos reunir para colocarmos em pauta nossas principais questões em comum, além de temas relevantes que, quando explanados, percebemos que são de fácil resolução. Obrigado a todos pela presença”, finalizou.