Pular para o conteúdo

Icesp completa 10 anos como referência no tratamento oncológico

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), unidade do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, completou no dia 6 de maio dez anos de existência. A instituição é umas das maiores referências em tratamento oncológico da América Latina, com foco em assistência, ensino e pesquisa, e atendimento 100% pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Neste mês de aniversário, o Instituto entregou o sistema de correio pneumático. A tecnologia irá transportar, por ar comprimido, amostras de exames e materiais de urgência entre os andares do prédio do Instituto e também para setores do Complexo HC. Com tubulações que percorrem 2,7 km, a tecnologia promete agilizar rotinas internas e garantir melhor desempenho dos profissionais do hospital. A estimativa é que sejam conduzidos até 44 mil amostras de diversos objetos.

E os próximos dez anos?

“O grande desafio para os próximos dez anos é manter essa excelência, e isso exige recursos”, comenta José Otávio Costa, Diretor da FMUSP e presidente do Conselho Deliberativo do HC, durante evento de inauguração do sistema pneumático.

A instalação da nova tecnologia comprova a preocupação do hospital em se manter atualizado e se renovando, de modo que atenda toda a demanda de pacientes que deve seguir crescendo. Paulo Hoff, Diretor Geral do Icesp, imagina que muito trabalho deve ser feito para que o trabalho se mantenha nos próximos dez anos.

“O Instituto continuará focado em assistência, ensino e pesquisa de uma forma humanizada. Mas nós precisamos ampliar nossa operação para todo o território paulista, como com o treinamento de funcionários de outras instituições e a melhora do atendimento do câncer, preferencialmente, perto da casa das pessoas” explica ele.

Desde 2008, o Icesp atendeu 94 mil pessoas. Atualmente, são mais de 45 mil pacientes em tratamento na unidade, representando cerca de 10% dos casos de câncer do Estado de São Paulo.

“Além de seu atendimento de qualidade e humanizado, o Icesp tem um papel importante na formação de profissionais capacitados. Uma vez que a demanda de pacientes crescerá nos próximos anos, precisamos expandir nossa rede de atendimento”, acrescentou o Secretário de Estado de Saúde, Marco Antonio Zago.

Solidariedade em Fios

Presente na cerimônia de inauguração da tecnologia de transporte pneumático, a Primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP) Lúcia França falou sobre uma importante parceria que mantém no Instituto, o Solidariedade em Fios. A iniciativa ajuda mulheres que sofrem com a perda dos cabelos durante o tratamento contra o câncer com a doação de perucas.

“É um orgulho estar à frente do Fundo Social e poder manter parceria com essa renomada instituição por meio do projeto Solidariedade em Fios, idealizado pela Lu Alckmin, e que contribui para a autoestima dos pacientes com câncer fornecendo próteses capilares”, comenta.

O projeto já contemplou mais de 50 pacientes. Segundo Lúcia, a intenção é estender esse projeto para que o Fundo Social possa dobrar sua capacidade de proteção dessas próteses.

40348165790_d31a4744ae_o-1024x704

Lúcia França ao lados dos voluntários do Icesp