Pular para o conteúdo

Icesp lança segunda edição do relatório de sustentabilidade

O mês de aniversário do Instituto foi encerrado em grande estilo com o evento de lançamento do relatório GRI. A GRI (Global Report Initiative) é uma organização holandesa pioneira, responsável pelo desenvolvimento do modelo de relatório de sustentabilidade mais utilizado no mundo, que tem como objetivo a integração da divulgação do desempenho ambiental, social e de governança das instituições.

Por meio desses parâmetros internacionalmente aceitos, a sustentabilidade econômica, social e ambiental que norteia as operações do ICESP desde sua inauguração vem sendo, desde 2013 (ano em que o Instituto adotou o modelo), claramente expressa à população.

Agora, cinco anos depois, a instituição apresentou o “Relatório Icesp 10 anos”. “Procuramos trazer informações referentes ao período de 2014 a 2017, com referências a diversas iniciativas relevantes conduzidas na última década, e que fizeram do Icesp uma das maiores instituições da América Latina que atua no tratamento integral de pacientes com câncer”, explica Joyce Chacon, diretora executiva do hospital.

O lançamento da segunda edição do relatório, em sua versão GRI Standards, reuniu autoridades, além de ex e atuais membros da diretoria do hospital e colaboradores.

“Os dados que foram compilados reforçam a transparência do Instituto e contribuem para disseminarmos as boas práticas, que fazem do Icesp referência não só em assistência, ensino e pesquisa, como também na operacionalização e gestão de recursos”, conclui.

Relatório Icesp 10 anos

No processo de construção do relatório e sob o olhar da sustentabilidade, o Icesp colocou foco nos temas apontados no processo de materialidade, que define os assuntos mais relevantes para uma empresa, segundo sua estratégia de gestão e a percepção de impactos dos públicos com quem se relaciona.

Com isso, o ICESP ganhou mais desenvoltura para lidar com os pontos considerados críticos pelos seus stakeholders, estabelecendo metas e planos de ação para potencializar seus principais impactos sociais e econômicos positivos e mitigar os impactos ambientais.

Como destaques, o Relatório de Sustentabilidade Icesp 10 anos apontou:

– Ensino

Desde 2015, os residentes do Instituto estão entre os 10 melhores no exame internacional da ASCO. Em 2018, o grupo ficou entre os quatro melhores do mundo, superando assim sua melhor marca.

– Compromisso com a sociedade

Realização de diversas iniciativas e campanhas, buscando conscientizar a população sobre prevenção do câncer, diagnóstico precoce e promoção da saúde.

– Pesquisa

O Biobanco do Icesp armazena, atualmente, cerca de 20 mil amostras de material biológico de pacientes tratados para utilização em estudos de pesquisa científica.

– Gestão

Rastreabilidade de medicamentos e hemocomponentes: sistema de checagem eletrônica da prescrição médica, à beira do leito, controlando por computador e em tempo real a aplicação e a administração de medicamentos aos pacientes internados. Além da gestão financeira focada na otimização dos recursos e no combate ao desperdício.

Marcações: