Pular para o conteúdo

Icesp vira passarela e pacientes têm dia de modelo

Funcionários também vão participar do evento em comemoração aos 5 anos do Instituto; ação acontece às 10h

         O hall de entrada do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), ligado a Secretaria de Estado da Saúde, vai receber iluminação especial e tapete vermelho, nesta terça-feira (14), a partir das 10 horas, para o desfile de moda intitulado “De Mãos Dadas: 5 anos pela vida”. O evento vai contar com a participação de 50 “modelos”, entre pacientes e funcionários da unidade.

O desfile chama atenção para a importância de um atendimento humanizado, baseado na confiança entre os todos os profissionais do hospital com os seus pacientes. Esta relação facilita a compreensão e adesão ao tratamento e ajuda a recuperar a autoestima dos doentes.

Os participantes serão produzidos por uma equipe de maquiadores e também clicados por fotógrafos especializados. Na passarela, eles entrarão em trios, de mãos dadas, para demonstrar a força dos que lutam contra a doença.

“Trabalhar de uma forma humanizada é não perder de vista as singularidades dos pacientes com suas histórias, crenças, valores e saberes. Toda a equipe multiprofissional atua de forma a promover mais qualidade de vida aos usuários, tornando o ambiente hospitalar mais leve e acolhendo, inclusive, os familiares e acompanhantes”, destaca a coordenadora de humanização Maria Helena Sponton.

A abertura do evento vai contar com a apresentação de uma pianista de ballet, que é paciente do Icesp. Durante o desfile, o público também será envolvido por poesias elaboradas com a ajuda dos participantes. Os contos serão narrados no momento em que cada um dos modelos cruzar a passarela.

“Por meio de uma ação lúdica e descontraída, vamos chamar a atenção para a relação de respeito entre o trio: paciente, profissionais da saúde e o Icesp, nestes cinco anos. Durante todo o desfile, contaremos com a participação do contador de histórias Giba Pedroza, que transformou em poesias o significado desta relação para cada um dos participantes”, explica Bruna Morante, da Humanização do Instituto.

A ação conta com o apoio da Payot, do Estúdio de Fotografia Infoco e da editora Cortez. O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo fica na avenida Dr. Arnaldo, 251 – Cerqueira César (próximo à Estação Clínicas do Metrô).