Pular para o conteúdo

Idosos da zona Norte ganham laboratório antiqueda

A unidade funcionará dentro do Centro de Referência do Idoso (CRI) e visa reduzir número de acidentes

A Secretaria de Estado da Saúde lança nesta semana um novo setor de reabilitação do CRI Norte (Centro de Referência ao Atendimento do Idoso da zona Norte), um espaço dedicado à prevenção de queda para idosos.

O espaço realiza treinamento de diversas atividades diárias, mas que oferecem risco à população idosa, como: tomar banho, se vestir, alimentar, deitar e levantar da cama. A casa também possui a finalidade de estimular a independência do idoso e será composta por uma sala, quarto, cozinha, banheiro e uma área de serviço.

Destinada a todos os usuários do CRI Norte, a Casa Adaptada irá ajudar a evitar quedas e favorecer os idosos em sua flexibilidade, força muscular, perdas de visão, equilíbrio, alterações cognitivas e também idosos que possuem necessidades especiais. Além disso, evitar internações e complicações que podem levar a óbito.

A responsável pelo setor de reabilitação do CRI Norte, Christine Brumini, explica que para o idoso ter uma melhor aderência ao tratamento, à metodologia mais adequada é a vivência e o treino das atividades diárias.

“O nosso objetivo é permitir que o idoso possa visualizar e vivenciar as atividades. Nosso foco é na pratica, não apenas na teoria”, afirma.

A casa foi planejada com o auxílio das terapeutas ocupacionais do próprio CRI Norte e para que o espaço pudesse ser implantado, outro já existente foi reformado com o custo em torno de R$ 47 mil.

O treinamento já foi colocado em prática anteriormente de modo experimental. Devido ao sucesso alcançado, agora será implantado de forma definitiva.

“Sem dúvida nenhuma  é um serviço essencial e o espaço será importante para a terceira idade. A ideia é diminuir o número de quedas e garantir a segurança e qualidade de vida dos nossos idosos”,ressalta David Uip, secretário de estado da Saúde.

O CRI fica localizado na avenida Voluntários da Pátria, número 4301, ou entrada pela Rua Augusto Tolle 978. Entrada para veículos, na Rua César Zama, número 01, mas somente para embarque e desembarque de passageiros. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 2972-9218.

 

Queda de idosos

Levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo aponta que, em média, três idosos são internados por hora em hospitais públicos do Estado de São Paulo vítima de quedas.

Em 2012 houve 27.817 internações de pessoas com 60 anos ou mais em serviços hospitalares do SUS (Sistema Único de Saúde), causadas por queda.

Do total, 60% das internações foram de mulheres com mais de 60 anos.