Pular para o conteúdo

IMREA inicia projeto “Lucy Recicla”

O Instituto de Medicina Física e Reabilitação (IMREA), por meio da Associação para a Educação, Esporte e Empreendedorismo e Direitos dos Pacientes da Divisão de Reabilitação do Hospital das Clínicas (AEDREHC), deu início ao projeto “Lucy Recicla”, voltado ao compartilhamento de produtos assistivos.

A ação busca reciclar equipamentos como órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, que frequentemente são descartados por pacientes e que podem ser transformados e ajustados. Todos serão reaproveitados por outros usuários que não têm condições de arcar com os custos destas tecnologias.

“Metade dos pacientes atendidos no IMREA não consegue adquirir os produtos assistivos que precisam para minimizar a sua incapacidade. Em contrapartida, temos um alto índice de abandono de equipamentos que poderiam ser doados, desde que estejam em bom estado de conservação”, comentou o Dr. André Sugawara, médico fisiatra do IMREA e gestor do projeto.

O “Lucy Recicla” é uma ação alinhada com a Organização Mundial da Saúde (OMS), de acordo com os objetivos do desenvolvimento sustentável e de todas as políticas internacionais contidas no Gate (Grupo de estudos da OMS sobre tecnologias assistivas).

As unidades do IMREA deixarão caixas coletoras em suas recepções para que os pacientes depositem os equipamentos, que serão recolhidos e avaliados pelo setor de dispensação de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção e, posteriormente, entregues ao posto de reciclagem.