Infecções preocupam durante o outono

Infecções preocupam durante o outono

Uma das principais preocupações por parte dos pacientes e médicos nesta época do ano é a infecção de gripe e resfriado. Apesar de serem doenças diferentes em seus sintomas, a prevenção pode ser a mesma. De acordo com o médico infectologista do Instituto Emílio Ribas Jean Gorinchteyn, “para se proteger de gripe e resfriados, o ideal é lavar sempre as mãos com água e sabão e higienizar-se com álcool em gel constantemente, principalmente quando entrar em contato com superfícies não higienizadas”.

Outra infecção que pode ser recorrentes em épocas mais frias do ano, muito por conta da tendência de ficarmos mais em ambientes fechados, é a conjuntivite. A prevenção, segundo o oftalmologista do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, Marcos Guerra, passa pela higienização das mãos.

Com a chegada do inverno, os pacientes que estão em tratamento oncológico devem ter atenção especial à saúde. Os medicamentos quimioterápicos costumam acentuar a sensibilidade ao frio, provocando nos pacientes a sensação de formigamento ou de choque, principalmente nas mãos e nos pés.

A medicação também provoca queda na imunidade, aumentando o risco de infecções respiratórias como resfriados e sinusites. Para prevenção, “é essencial lavar bem as mãos com água e sabão, diversas vezes ao dia, além de evitar ambientes fechados e climatizados. Os pacientes que estão internados não devem receber visitantes que estejam com os sintomas da gripe”, detalha a oncologista clínica do Icesp, Maria Del Pilar Esteves Diz.

COMENTÁRIOS