Pular para o conteúdo

Inflável gigante alerta contra o câncer de próstata em hospital estadual

Bigode será símbolo do ‘Novembro Azul’ no Centro de Referência em Saúde do Homem, que terá programação especial com palestras gratuitas 

O Centro de Referência em Saúde do Homem, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), na região central da capital paulista, aproveita o mês de prevenção ao câncer de próstata, conhecido como Novembro Azul, para esclarecer o público masculino sobre a doença.

O alerta sobre a importância da prevenção será simbolizado por um bigode inflável de 6m de largura por 2,5m de altura, colocado na fachada do hospital ao longo de todo o mês.

Funcionários do centro, incluindo os profissionais de saúde, também usarão adesivos em formato de bigode para incentivar os cuidados preventivos da próstata.

A unidade promove, ainda, duas palestras gratuitas e abertas ao público em 15 e 26 de novembro, com urologistas que esclarecerão os mitos e verdades sobre o câncer de próstata. Serão 80 vagas por palestra (informações abaixo).

O bigode com o slogan “Prevenção é coisa de homem!” estará estampado no folder informativo “6 passos para prevenção do câncer de próstata”, que serão distribuídos para os usuários da unidade, e em cartazes que serão espalhados pelas dependências do hospital nas próximas semanas.

“Precisamos derrubar qualquer barreira contra o preconceito dos exames solicitados para diagnosticar o câncer. O toque prostático, ou toque retal, é absolutamente indolor, leva fração de segundos e não afeta de maneira nenhuma a masculinidade do homem. Pelo contrário, mostra sua grandeza e a preocupação com sua saúde”, diz o urologista Claudio Murta, chefe do Centro de Referência em Saúde do Homem.

Ele explica que as chances de cura podem ocorrer em 90% dos casos diagnosticados precocemente e que os exames periódicos são fundamentais para prevenção e detecção da doença.

 

Palestra Mitos e Verdades Sobre o Câncer de Próstata

– 18/11/2013 – Segunda-feira – ás 12h30: Mitos e Verdades sobre o câncer de próstata – Inscrições limitadas no telefone (11) 3170-6194 – das 9h ás 17h – falar com a equipe de recepcionistas do hospital. Será necessário comparecer com RG.

– 26/11/2013 – Terça-feira – ás 13h30: Mitos e Verdades sobre o câncer de próstata – Inscrições limitadas no telefone (11) 3170-6194 – das 9h ás 17h – falar com a equipe de recepcionistas do hospital. Será necessário comparecer com RG.

Local: Anfiteatro – Centro de Referência em Saúde do Homem

Endereço: Avenida Brigadeiro Luiz Antônio, 2651 – Jardim Paulista – São Paulo