Inscreva-se para o 30º Curso de Cuidadores do CRI Norte

Inscreva-se para o 30º Curso de Cuidadores do CRI Norte

As inscrições devem ser realizadas pelo site do CRI através do link “Curso de Cuidadores”.

Diante da necessidade de construir modelos alternativos de cuidados e oferecer suporte para os cuidadores, o CRI Norte, na estrutura de um serviço público de saúde, implantou o Curso de Orientação aos Cuidadores Informais.

Este projeto está pautado na Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, que recomenda que esses indivíduos possam receber atenção especial nos cuidados, considerando que a tarefa de cuidar de um adulto dependente é desgastante e implica riscos de tornar doente e igualmente dependente o acompanhante. Então, definiram-se os objetivos de atuação;

  • Aperfeiçoar o nível de informação por parte do cuidador, aumentando para tanto seu conhecimento sobre o processo de envelhecimento e as doenças específicas desta faixa etária;
  • Orientar na melhoria do desempenho dos cuidados com o idoso com enfoque na promoção de seu bem-estar, autonomia e independência.
  • Reduzir o isolamento social do cuidador e posteriormente do idoso;
  • Promover o bem estar físico e emocional do cuidador, ensinando-o a conduzir os problemas emocionais e de relacionamento que surgem com a tarefa de cuidar, preservando conjuntamente seu autocuidado.

Depoimentos: 

“Objetivo de orientar e falar sobre o processo de envelhecimento, como a demência, e o autocuidado que é preciso ter nessa faixa etária”, explica a assistente social do CRI Norte, Gislany Lourenço.

“Sabemos que uma fratura pode levar uma hospitalização ou pode por consequências clínicas, um risco de morte. Por isso, é importante que as pessoas participem do curso”, disse Mariana Pietra, terapeuta ocupacional do CRI Norte.

“A aula sobre podologia, para falar sobre saúde dos pés, é uma das que eu mais gosto”, explica o sr. José da Silva Almeida, um dos alunos do curso.

“No curso, aprendi muitas coisas para evitar acidentes em casa. Algumas coisas simples que podemos fazer, podem nos prevenir de muitos problemas”, concluiu Mário Bedra, aluno da 29º Curso de Cuidadores do CRI Norte.

Público alvo: Cuidadores informais, acompanhantes de idosos, profissionais e demais interessados.

Datas e horários: Vide programação.

Carga horária: 25 horas

COMENTÁRIOS