Instituições paulistas promovem simpósio sobre gestão hospitalar em Botucatu

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), a Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), vinculado à Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Fundação para o Desenvolvimento Médico Hospitalar e o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) realizaram o I Simpósio de Gestão Hospitalar e Internacionalização das Faculdades de Medicina e o II Encontro entre Superintendentes das Autarquias do Estado de São Paulo.

O evento, promovido em 30 de agosto, reuniu representantes do HCFMB, USP, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Faculdade de Medicina de Marília (Famema) para discutir com o público presente temas como o orçamento dos hospitais escola e a importância da internacionalização para as universidades paulistas.

A diretora da FMB, professora Maria Cristina Pereira Lima, abriu o evento destacando a importância do encontro. “Vivemos um momento em que as universidades públicas e o Sistema Único de Saúde estão em evidência. Então, nada melhor do que discutirmos os temas atuais ao lado dos nossos companheiros, para que possamos avançar em defesa do SUS e de tudo o que é público em nosso país”, afirmou.

“Os temas abordados, além de atuais, são muito desafiadores. Agradeço o convite para falar dos eixos que constituem nossa instituição”, ressaltou o professor Tarcisio Eloy Pessoa de Barros Filho, diretor da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).

Sessões

A primeira sessão foi sobre “Orçamento dos Hospitais Escola”, moderado pelo Superintendente do HCFMB, André Balbi, e desenvolvido por tópicos pelos palestrantes Antonio José, superintendente do Hospital das Clínicas da FMUSP, Adilson Bretherick, coordenador do Núcleo Econômico Financeiro da USP, João Henrique Castro, diretor financeiro do HCFMB, Paloma Libânio, superintendente da Famema, e a gerente de Negócios da Escola de Educação Permanente (EPP) da USP, Liliana Magon.

Também participaram do módulo o presidente da Famesp, professor Antonio Rugolo Junior, como moderador, e os palestrantes Arcênio Silva e o professor Jose Otávio Auler, da Fundação Faculdade de Medicina (FFM) de São Paulo.

A segunda sessão destacou o tema “Internacionalização”, moderada pelo professor Pasqual Barretti, da FMB, e pelo professor Eduardo Krieger, da FMUSP. Participaram do módulo, como palestrantes, o professor Gustavo Fraga, da Unicamp, professora Silke Weber, da FMB, Steven Kanter, presidente e CEO da Associação de Centros Acadêmicos de Saúde (Estados Unidos), professor Jose Otávio Auler, da FFM, e a pró-reitora de Extensão Universitária e Cultura e Assessores da Unesp, professora Cleopatra da Silva Planeta.

André Balbi, Superintendente do HCFMB, comentou a iniciativa realizada em parceria entre as instituições. “O evento teve a finalidade de nos reunir para colocarmos em pauta nossas principais questões em comum, além de temas relevantes que, quando explanados, percebemos que são de fácil resolução”, explicou.