Instituto Butantan disponibiliza biblioteca digital com publicações científicas

Seguindo uma tendência internacional de promover visibilidade às pesquisas publicadas por grandes instituições, o Instituto Butantan disponibilizou desde o final de 2018 o seu Repositório da Produção Científica, projeto inédito que funciona como uma espécie de biblioteca digital que reúne as publicações científicas dos pesquisadores, técnicos e alunos da instituição.

Encabeçado pela equipe da Biblioteca, com apoio da área Tecnologia da Informação , o projeto vinha sendo produzido desde 2017 e tem o objetivo de reunir, organizar, disponibilizar e aumentar a visibilidade da produção científica realizada por pesquisadores, técnicos e alunos.

O Repositório já compilou cerca de 250 artigos publicados em todo o ano de 2018 e mais de 20 artigos de 2019, em revistas indexadas nas bases de dados Web of Science, Scopus, PubMed e SciELO. O projeto foi um dos finalistas do Prêmio Inovação do Butantan no ano passado.

“Estamos ampliando  a  visibilidade, além de permitir a geração de indicadores para a avaliação da nossa produção científica. Com o Repositório ativo, é mais fácil acompanhar o número de artigos publicados em um ano, por exemplo”, afirma a bibliotecária Joanita Lopes, diretora técnica da Biblioteca.

Projetos futuros

Segundo a Supervisora da Biblioteca do IB, a bibliotecária Sarah Maria Viola de Oliveira, o projeto, ainda em desenvolvimento, terá um trabalho contínuo. “Nosso objetivo é manter o Repositório atualizado. Nas próximas fases vamos ampliar a cobertura das publicações , incluindo na plataforma trabalhos de anos anteriores a 2018 e outros tipos de publicações, como livros, manuais, guias e folhetos, além de melhorar a interface”, diz.

As teses e dissertações do PPGTox (Programa de Pós-Graduação em Ciências-Toxinologia), atualmente disponibilizadas no banco de teses, também serão integradas ao Repositório.

Acesso ao Repositório de Produção Técnico-científica do Butantan

O Repositório já está disponível no site da Biblioteca e pode ser consultado, clicando aqui:

Na plataforma, as pesquisas publicadas estão divididas pelos filtros: Fonte; Autor; Laboratório e Ano da publicação. Facilitando o acesso aos interessados.

Correções, sugestões, dúvidas ou indicações de inclusão de publicações, do período de 2018, podem ser enviadas a equipe da biblioteca pelo e-mail: biblioteca.atendimento@butantan.gov.br.