Pular para o conteúdo

Instituto Butantan é opção de diversão para toda a família

O Instituto Butantan, órgão vinculado à Secretaria do Estado da Saúde de São Paulo e um dos maiores centros de pesquisas científicas e biomédicas do mundo, é também um espaço de entretenimento, com diversas atrações para o público não só ligada ao mundo da biologia. De adultos a crianças, o Instituto recebe 150 mil visitantes por ano.

O Instituto possui 80 hectares de área verde, com diversas atrações, como o famoso Serpentário. Além dele, há quatro museus – o Histórico, o Museu de Rua, o Museu Biológico (em reforma) e o Museu de Microbiologia, com muito entretenimento para o público infanto-juvenil.

“Como estou fazendo cursinho e quero prestar vestibular para biologia, venho aqui para visitar o museu Biológico todo mês”, explica o estudante José Francisco Staboli.

Reinaugurada em 2015, a biblioteca do Instituto oferece, além de seu acervo, salas de estudo em grupo e individual equipadas com computadores, projetores e rede wi-fi.

“Toda tarde venho até biblioteca para fazer minhas tarefas diárias. Gosto de andar pelas áreas verdes e ler meus livros próximo das árvores. As vezes, nem tenho sensação que estou em São Paulo”, conta a estudante do ensino médio, Mariana Fernandes da Rocha.

Na área de pesquisas biomédicas, o IB produz 100 milhões de vacinas/ano e é responsável por mais de 50% das vacinas e soros produzidos no país. As vacinas contra hepatite A e a tríplice acelular (dTPa) foram produzidas pela primeira vez no Brasil pelo Instituto Butantan.

Com o registro concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a instituição será um dos quatros produtores mundiais da vacina contra hepatite A e um dos três produtores da vacina contra difteria, tétano e coqueluche.

“O novo laboratório reafirma a missão do Butantan com as pesquisas, inovação, produção e desenvolvimento de produtos, contribuindo com a saúde pública do país”, ressalta o professor Dimas Tadeu Covas, diretor do Instituto Butantan.

“Nosso foco é estimular o interesse pela ciência, cultura e tecnologia, considerando também a atualização de conteúdos específicos ao trabalho do instituto”, enfatiza Luciana Monaco, coordenadora do Núcleo de Difusão do Conhecimento.

O parque fica aberto todos os dias, das 7h às 18h, e os museus funcionam de terça a domingo, das 9h às 16h45. O Instituto Butantan fica localizado na Avenida Vital Brazil, 1500, na capital paulista.