Pular para o conteúdo

Instituto Butantan oferece canal para orientações sobre a vacina contra a gripe

A vacina da gripe produzida pelo Instituto Butantan e disponibilizada para a Campanha Nacional de Vacinação, que desde o dia 3 de junho está disponível para todas as pessoas, é constantemente monitorada mesmo depois de fornecida e aplicada na população. Por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do Instituto, pacientes e profissionais de serviços de saúde podem solicitar orientações e fazer notificações sobre a vacina.

Quando o setor de Farmacovigilância da instituição recebe uma notificação, seja por um órgão de saúde ou de um usuário, coleta todos os dados necessários e faz uma análise para ter certeza de que a dúvida ou relato é realmente relacionado à vacina administrada. A finalidade é garantir a qualidade e a segurança do imunizante.

O contato com o SAC pode ser feito sempre que for identificado qualquer sintoma incomum após a administração de uma vacina ou soro produzido pelo Butantan, como febre, dores no corpo, náusea, entre outros. O relato deve ser reportado com nome completo, telefone ou e-mail para contato e o produto utilizado por meio do telefone 0800-7012850 ou pelo e-mail sac@butantan.gov.br. Isso vale também para qualquer problema na apresentação de produto (consistência, violação de rótulo, presença de corpo estranho, etc). A notificação deve ser feita o mais rápido possível.

Após a avaliação da Farmacovigilância, caso seja comprovada alguma alteração significativa no perfil do produto, ele pode sofrer mudanças nas informações de bula – como contraindicações e reações adversas, por exemplo – e, dependendo da gravidade, o lote pode ser recolhido ou a comercialização do produto suspensa.

“Todas as nossas vacinas são seguras e certificadas pela Anvisa. Mas sabemos que tem aumentado a hesitação da população com relação à imunização de modo geral e esse monitoramento é mais um recurso que temos para demonstrar a segurança, não só da vacina da gripe, mas de todos os nossos produtos. É um cuidado a mais que tomamos pela responsabilidade e compromisso que temos com a saúde pública e contamos com a ajuda da população, inclusive, para melhorar a disponibilização”, afirma o diretor do Instituto Butantan, Dimas Tadeu Covas.

Em 2018, o SAC do Butantan recebeu 213 notificações sobre a vacina da gripe. Após análise detalhada, constatou-se que somente 48 foram comprovadamente relacionadas ao imunizante e todas elas eram reações já previstas em bula, como inchaços e dor local. Isso representa menos de 0,0001% do total de doses aplicadas durante a campanha de vacinação nacional do ano passado, quando mais de 52 milhões de brasileiros foram imunizados.

Campanha 2019

A campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada em todo o país para atingir a meta de imunização. Desde o dia 3 de junho a vacina está disponível para o toda a população.

“É de extrema importância que todos os grupos prioritários compareçam aos postos de saúde para imunização. A vacinação evita complicações futuras como pneumonias. A vacina não provoca gripe em quem tomar a dose, pois é composta apenas de fragmentos do vírus que causam a devida proteção, mas são incapazes de causar a doença”, afirma o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

Vacinas e soros do Butantan

Além da vacina da gripe, atualmente o Instituto Butantan fornece e monitora outras 5 vacinas e 11 soros antivenenos e antitoxinas ao Ministério da Saúde, que são disponibilizados para a população via Sistema Único de Saúde (SUS). São eles:

Vacinas: Influenza trivalente (H1N1, H3N2 e B), hepatite A, hepatite B, HPV, dTpa (para gestantes) e raiva.

Soros: Antibotrópico pentavalente (veneno de jararaca), anticrotálico (veneno de cascavel), antibotrópico pentavalente e anticrotálico, antibotrópico pentavalente e antilaquético (veneno de surucucu), antielapídico bivalente (venenos de cobra coral), antiescorpiônico, antiaracnídico (veneno de aranhas dos gêneros Loxosceles, Phoneutria e Tityus), antilonômico (veneno de taturana), antitetânico, antibotulínico AB e antirrábico.

Serviço de Atendimento ao Cliente – Instituto Butantan

Contato: 0800 7012850 ou sac@butantan.gov.br

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 17h