Pular para o conteúdo

Instituto Butantan promove atividades culturais em comemoração à ‘Primavera dos Museus’

Dentre as ações estão as duas últimas sessões teatrais do projeto 1001 Inventions, além atividades no parque e nos museus

O Instituto Butantan, unidade da Secretaria de Estado da Saúde e um dos maiores centros de pesquisa biomédica do mundo, promove neste final de semana atividades culturais especiais em comemoração à oitava edição da Primavera dos Museus, projeto que busca estimular a criatividade dos museus do país.

No sábado, 27, acontecem duas sessões gratuitas da superprodução teatral do projeto 1001 Inventions. O show, divertido e interativo, conta com quatro atores que interpretam cientistas do passado e trazem à tona histórias fascinantes de descobertas científicas ao longo de mais de mil anos, fazendo um paralelo com os dias de hoje.

A peça, que é uma parceria com o Qatar Museums e o Ministério da Cultura do Qatar, aborda as descobertas da chamada “Idade de Ouro” da civilização muçulmana – como a álgebra, o astrolábio e as máquinas de contagem do tempo, e faz parte de um projeto que levará as escolas do ensino fundamental e médio materiais educativos para tornar a ciência um assunto envolvente e divertido. As sessões acontecem às 13h e 15h e as senhas serão distribuídas com uma hora de antecedência na bilheteria.

No domingo, 28, acontece no auditório do Museu de Microbiologia o projeto “Higienização das Mãos”. Os visitantes colocarão as mãos em uma câmara escura para observar os micro-organismos existentes na pele. Os participantes serão convidados a lavar as mãos e observar se conseguiram eliminar de maneira completa os micro-organismos, reduzindo assim possíveis epidemias e infecções. As sessões duram 10 minutos por pessoa e acontecem das 10h às 11h30 e das 14h30 às 16h.

Os interessados em conhecer os prédios e árvores centenárias do Instituto poderão participar do projeto gratuito Raízes do Butantan. O trajeto começa em um cedro de 125 anos, passando pelos museus, prédios históricos e vegetações comuns na arborização urbana paulistana. As crianças poderão registrar suas observações por meio de desenhos, com uma grande interação com os monitores. A atividade acontece no sábado e no domingo às 10h e as inscrições ocorrem a partir de 9h15 na bilheteria, com vagas limitadas.

O Instituto Butantan fica na avenida Vital Brazil, 1500, zona Oeste da capital. A entrada para os três museus é única e custa R$ 6. Estudantes pagam R$ 2,50. Crianças até sete anos, idosos a partir de 60 anos e portadores de necessidades especiais não pagam. Os museus funcionam das 9h às 16h30.