Pular para o conteúdo

Instituto Butantan promove atividades em comemoração ao Dia Mundial Contra o Mosquito

Até domingo (25), o Instituto Butantan vai promover uma série de atividades em comemoração ao Dia Mundial Contra o Mosquito, celebrado nesta terça-feira (20). Nesse período, os visitantes terão a oportunidade de conhecer mais sobre esses insetos e compreender a importância do combate à proliferação, especialmente daqueles que são causadores de doenças.

Dentre as atrações, estão a “Picada Científica”, onde o público vai aprender como os entomólogos (biólogos que trabalham com insetos) realizam seu trabalho; a atividade “Que mosquito é esse?’, na qual o participante poderá conhecer os mosquitos vetores de algumas doenças, como a dengue, a febre amarela e a malária, e as formas de combatê-los; além de sessões de bate-papo e distribuição de brindes.

A programação conta ainda com a exposição “Surto: Epidemias em um mundo conectado”, que acontecerá de 24 de agosto a 24 de setembro na Casa Afrânio do Amaral, localizada no parque do Butantan. A mostra é parte do projeto Surto, organizado pelo Smithsonian National Museum of Natural History, de Nova York (EUA), em parceria com a Harvard Global Health Institute e a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), que congrega parceiros do mundo todo no intuito de chamar a atenção para os fatores humanos, animais e ambientais envolvidos nas epidemias de doenças infecciosas.

Dia Mundial Contra o Mosquito

O Dia Mundial Contra o Mosquito é comemorado em 20 de agosto e marca uma importante descoberta do médico britânico Ronald Ross, o primeiro a perceber que o parasita causador da malária, o Plasmodium spp, poderia ser transmitido de um humano para outro por meio da picada de fêmeas de mosquitos.

Esta descoberta foi fundamental para os cientistas entenderem melhor o papel destes insetos na transmissão de diversas doenças causadas por parasitas, – como dengue, malária, zika, chikungunya, febre amarela, entre outras -, e que acometem milhares de pessoas no mundo todo, podendo levar, inclusive, à morte.

“É importante conscientizar a população sobre o controle dos vetores. Com esse tipo de iniciativa, o Butantan, um dos maiores centros de pesquisas em saúde pública do país, se coloca também como um importante canal na divulgação da ciência e na promoção da saúde”, afirma a entomóloga do Laboratório Especial de Coleções Zoológicas do Instituto Butantan e coordenadora do evento, Flávia Virginio.

 

Atividades do Dia Mundial Contra o Mosquito no Butantan

Quando: de 19 a 25 de agosto

Onde: Instituto Butantan

Endereço: Avenida Vital Brazil, 1500 – Butantã – São Paulo/SP

Confira a programação com datas e horários das atividades em: http://www.butantan.gov.br/temp/dia-mundial-contra-os-mosquitos

 

Exposição Surto – Epidemias em um mundo conectado

Quando: de 24 de agosto a 24 de setembro

Horário: das 9h às 16h45

Onde: Casa Afrânio do Amaral – Instituto Butantan

Endereço: Avenida Vital Brazil, 1500 – Butantã – São Paulo/SP