Pular para o conteúdo

Instituto Butantan promove atividades especiais para as férias escolares e aniversário de São Paulo

Jogos, caminhada histórica, cinema e extração de veneno fazem parte da programação

Entre os dias 24 e 29 de janeiro, o Instituto Butantan, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, terá uma programação especial para as últimas semanas de férias escolares. As atividades aliam diversão e ciência, são voltadas para toda a família e também uma opção cultural para o feriado de 463 anos de São Paulo.

De terça a quinta-feira, os visitantes terão a oportunidade de conhecer mais do universo dos sapos, rãs e pererecas, no jogo de tabuleiro “Vida de anfíbio”, e de outros animais no jogo “Bicho-a-bicho”. Objetos de pesquisa também entram no mundo da brincadeira, na “Batalha científica”, um jogo baseado na batalha naval em que os elementos fazem parte do acervo do Museu Histórico.

Para os mais curiosos, uma caixa sensorial proporcionará uma infinidade de descobertas do campo animal ao científico, com objetos relacionados ao trabalho desenvolvido no Instituto. Já para aqueles que quiserem conhecer um cientista de perto e saber mais sobre a área de pesquisa, o “Café científico” promove um debate de temas atuais com os profissionais da instituição.

As crianças também vão construir um micróbio e compreender as diferentes formas dos microrganismos e aprender a montar serpentes, sapos, escorpiões e outros animais na “Oficina de origami”. Jogos da memória e quebra-cabeças também estarão disponíveis para toda a família. As atividades são gratuitas e acontecem no Centro de Difusão do Conhecimento (CDC), das 10 às 16h.

Neste período, a atividade “Mão na cobra” estará com horários especiais, das 10 às 11h. Os visitantes do Butantan poderão tocar em uma serpente não peçonhenta e tirar suas dúvidas sobre os animais com os educadores do Museu Biológico e do Laboratório de Ecologia e Evolução.

Nos dias 27, 28 e 29, a programação convida o público a explorar o parque e as suas dependências, com ações nos museus e no Horto Oswaldo Cruz, onde acontece, no dia 29, a “#PartiuButantan”, uma dinâmica caça a pássaros, serpentes e outros conhecidos animais da instituição inspirada no jogo Pokémon Go. Para capturá-los, os participantes contarão com o auxílio de objetos utilizados em grandes expedições, como binóculos e ganchos e, logo após a sua identificação, acontecerá uma batalha laboratorial: vencerá quem tiver as figurinhas consideradas mais valiosas.

Durante as atividades, os visitantes podem conferir ainda a exposição “Butantan além das cobras”, que mostra a atuação da instituição além do trabalho com os animais peçonhentos pelo qual é reconhecida, contando os detalhes do trabalho de pesquisa, desenvolvimento, produção e difusão científica realizado no decorrer dos seus 115 anos de existência.

O Instituto Butantan fica na Av. Vital Brasil, 1500, zona Oeste da capital. A participação nas atividades da programação de férias é gratuita. Para a visita regular ao Museu Biológico, Museu de Microbiologia e Museu Histórico, a entrada é única e custa R$ 6. Estudantes pagam R$ 2,50. Crianças até sete anos, idosos a partir de 60 anos e portadores de necessidades especiais não pagam. Os museus funcionam das 9h às 16h45. Mais informações sobre a programação estão disponíveis no site www.butantan.gov.br.