Instituto Butantan promove curso inédito sobre caracterização genômica por meio da análise de moléculas únicas

O módulo é gratuito e voltado a estudantes de pós-graduação

De 30 de maio a 1° de junho, o Instituto Butantan, unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e um dos maiores centros de pesquisas biomédicas da América Latina, realiza o curso inédito de extensão universitária “Metodologia de DNA combing: embasamento e aplicações”.

O programa será ministrado pelo grupo da Dra. Maria Carolina Q. B. Elias Sabbaga, pesquisadora científica do CeTICS (Centro de Toxinas, Resposta-Imune e Sinalização Celular), ligado ao Laboratório Especial de Toxinologia Aplicada (LETA) do Instituto Butantan. O módulo é gratuito, com alto nível de especialização, e destinado a estudantes de pós-graduação.

No decorrer do curso, serão apresentados dados de larga escala que aparecem na era pós-genoma. “Abordaremos o uso da metodologia de DNA combing para determinar mapas físicos do genoma, detectar microdeleções, amplificações e rearranjos complexos no genoma, além de estudar a dinâmica da replicação do DNA”, explica a Dra. Maria Carolina.

A especialização é destinada a estudantes com interesse na área científica e possibilitará aos participantes aptidões para a atuação no segmento da genética molecular.

O módulo dispõe de 15 vagas, com 13 horas de duração, as aulas acontecem das 8h30 às 13 h. Os interessados deverão enviar o currículo para o e-mail cursos.cultural@butantan.gov.br até o dia 10 de maio para o processo de seleção. A lista de aprovados será divulgada no site do Instituto Butantan no dia 20 de maio. Os selecionados receberão um e-mail com informações para a inscrição também no dia 20.

Para mais informações sobre o curso, entre em contato por telefone: (11) 2627-9538 / 9548 ou e-mail:cursos.cultural@butantan.gov.br.