Pular para o conteúdo

Instituto Butantan tem atividades gratuitas durante Virada Científica

Ações acontecem neste final de semana e incluem oficinas, mostra de vídeos e laboratórios abertos aos visitantes

O Instituto Butantan, unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e um dos maiores centros de pesquisas biomédicas do mundo, participa neste final de semana da Virada Científica. Serão 24h de programação que incluem cursos de observação de aves, mostra de filmes e laboratórios abertos para visitação.

Uma das principais atrações desta edição é o curso de observação de aves. No sábado, dia 17, a partir das 14h, uma oficina teórica abordará o comportamento e a diversidade das aves brasileiras, como identificar e observar aves e quais equipamentos utilizar. As atividades acontecem no Museu Biológico a partir das 14h e necessitam de inscrição prévia através do site www.viradacientifica.prceu.usp.br. No domingo, dia 18, a partir das 7h, haverá uma visita guiada por especialistas no parque da instituição. Durante a parte prática, os participantes poderão vivenciar o que foi aprendido no dia anterior e observar inúmeras espécies de aves em seu ambiente natural.

No dia 17, das 10h às 15h, o Laboratório de Toxinologia Aplicada, localizado em frente ao macacário, estará aberto para uma ação educativa que irá demonstrar a importância do Zebrafish, popularmente conhecido como peixe paulistinha, utilizado como modelo em pesquisas de genética e saúde. Os visitantes poderão visitar o laboratório, conversar com pesquisadores e observar no microscópio os ovos e embriões dos animais, além de conhecer os peixes adultos. As sessões, para grupos de 10 pessoas, ocorrerão a cada 30 minutos. Às 15h30, haverá uma palestra sobre a criação e manejo para a pesquisa do zebrafish. As inscrições para as visitas e bate-papo são limitadas e devem ser feitas 30 minutos antes do início da atividade.

Nos dias 17 e 18, das 10 às 16h, o laboratório do Museu de Microbiologia também estará aberto para visitação. O espaço, que habitualmente recebe apenas escolas para cursos e atividades, abrirá suas portas para os visitantes conhecerem os equipamentos utilizados em um laboratório e visualizarem no microscópio amostras celulares não disponíveis na exposição do museu.

No domingo, das 10h às 16h, no auditório do Museu Biológico, acontecerá a Mostra VerCiência, que exibirá filmes e documentários sobre diferentes temas científicos, produzidos e premiados internacionalmente para TVs. Neste ano, o tema da Mostra é “Luz e tecnologias óticas”. Os filmes exibidos discutem a importância da luz para a sobrevivência e as pesquisas e avanços realizados na astronomia.

Durante todo o final de semana, os museus do Instituto Butantan estarão abertos normalmente, das 9h às 16h45. É necessária a retirada de ingressos na bilheteria para a visitação.

O Instituto Butantan fica na avenida Vital Brasil, 1.500 na zona Oeste da capital. A Virada Científica é promovida pela Universidade de São Paulo, em parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, e inclui atividades, além do Instituto Butantan, em toda a Cidade Universitária e nos campi do interior. Mais informações no site www.viradacientifica.prceu.usp.br.