Pular para o conteúdo

Instituto Butantan tem programação especial de férias

O Instituto Butantan, um dos maiores centros de Pesquisa Científica do Brasil e que é vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, promove em julho uma semana especial de férias com 24 atividades gratuitas para estimular o interesse por Ciência e Patrimônio Histórico. Nesta edição, o Férias no Butantan terá, dentre as atividades gratuitas, o planetário, o Celularium e uma parede de escalada inspirada no sistema linfático. O macacário também estará aberto para a visitação.

A programação acontece de 9 a 14 de julho (de terça a domingo), das 9h às 17h, no Parque do Instituto Butantan, área com 80 hectares de verde, e nos seus três museus (Museu Biológico, Museu de Microbiologia e Museu Histórico). O Museu de Saúde Pública Emílio Ribas, que fica no Bom Retiro e faz parte do Butantan, também terá atividades.

No caso do planetário, haverá um domo com projeção digital do céu a fim de compartilhar com participantes, algumas informações importantes e curiosidades sobre os corpos celestes. A atividade acontece no espaço Paiol dentro do parque.

Na mesma linha, o Celularium proporcionará uma viagem de imersão pelos componentes da célula animal, apresentando conceitos de biologia celular em uma cúpula inflável com projeções. Já a parede de escalada trará uma representação do sistema linfático, apresentando seus principais órgãos em uma parede de seis metros. Tanto o Celularium, quanto a parede de escalada estarão instalados no heliponto do instituto.

Crianças e adultos também poderão aprender um pouco mais sobre tartarugas, cágados e jabutis a partir da manipulação de animais taxidermizados (empalhados) e uma visita ao biotério (viveiro em que se conservam animais utilizados em estudos científicos). “Desde que surgiu, o Férias no Butantan é um sucesso de público porque desperta na família toda, em especial, nas crianças e adolescentes, a curiosidade e a vontade de aprender e entender mais sobre Ciência e História”, afirma um dos coordenadores do projeto, o pesquisador Paulo Monteiro.

Macacário
O macacário estará aberto para visitação gratuita todos os dias. O novo espaço de exposição, com 236 metros quadrados, apresentará uma mostra de 15 a 20 animais da espécie macaco-rhesus (nome científico: Macaca mulatta), agora acomodados em instalações mais amplas e planejadas com um lago, plantas naturais e elementos móveis (que servem como brinquedos) para atender as necessidades dos animais. A família é descendente dos primeiros primatas trazidos para pesquisa ao instituto desde o ano de 1929.

SERVIÇO

Instituto Butantan – (Avenida Vital Brasil, 1.500 – Butantã)

Museu Emílio Ribas – (Rua Tenente Pena, 100, Bom Retiro)

Quando | De 9 a 14 de julho

Horário | Das 9h às 17h

Valores | Somente as atividades nos museus necessitam de bilhetes (R$ 6 inteira e R$ 2,50 meia entrada)

Confira a programação completa aqui