Pular para o conteúdo

Instituto Butantan tem programação gratuita durante a Virada Científica

Evento em parceria com a Universidade de São Paulo terá oficina gratuita de observação de aves

          O Instituto Butantan, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e um dos maiores centros de pesquisa biomédicas do mundo, participa neste final de semana da primeira virada científica que acontece na capital paulista.

Com uma programação gratuita e voltada para o público infanto-juvenil, a iniciativa tem o objetivo de despertar o interesse pela ciência de forma lúdica. Além do Instituto Butantan, as atividades acontecerão em diversas unidades da Cidade Universitária da USP.

No sábado, 11, os três museus do Instituto Butantan terão entrada gratuita e ficarão abertos das 9h às 16h30. Os ingressos deverão ser retirados na bilheteria da instituição até as 16h e o portão do Butantan dentro da USP estará aberto durante todo o evento.

No Museu Biológico, o público poderá conhecer um rico acervo vivo, com exemplares de serpentes, aranhas e escorpiões. No Museu de Microbiologia, os visitantes contarão com atividades interativas e modelos tridimensionais de bactérias, vírus e protozoários. Já no Museu Histórico, poderão relembrar, por meio de um acervo do início do século XX, um pouco da história da instituição e da saúde pública do país.

No domingo, 12, interessados em conhecer mais sobre o universo das aves poderão aprender e observar de 30 a 50 espécies associadas à Mata Atlântica em um passeio guiado por profissionais do Instituto a partir das 7h. As vagas são limitadas e a atividade requer inscrição prévia. No dia anterior será realizada uma oficina preparatória, com informações sobre observação e fotografia de aves. A atividade preparatória acontecerá no auditório do Instituto de Física da USP, das 13h às 17h.

O Instituto Butantan fica na Avenida Vital Brasil, 1.500, zona Oeste da Capital. A virada Científica acontece a partir das 8h deste sábado. Mais informações sobre a programação e inscrições para as atividades estão disponíveis no site www.prceu.usp.br/viradacientifica .

Dia das Crianças

No dia das Crianças o Instituto Butantan promoverá gratuitamente a oficina “Cortejo das Cobras Voadoras”. Os participantes irão confeccionar acessórios e explorar os seus movimentos, imitando os das serpentes. A atividade contará com música e poesia a partir das 14h30, na Praça Vital Brazil.