Pular para o conteúdo

Instituto Butantan une futebol e saúde pública em exposição

Mostra ‘A Copa da Saúde no Butantan’ aborda grandes ações de combate a epidemias que marcaram períodos em que o Brasil foi campeão do mundo

          O Instituto Butantan, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e um dos maiores centros de pesquisa biomédica do mundo, inaugura nesta semana uma exposição interativa que une futebol e saúde pública.

A mostra “A Copa da Saúde no Butantan”, iniciada nesta segunda-feira, 23 de junho, apresenta de modo lúdico as grandes campanhas e ações de combate a epidemias que aconteceram no país nos períodos em que o Brasil foi campeão mundial de futebol, além de informações das seleções que disputaram as finais e curiosidades relacionadas ao esporte e ao mundial da época.

A exposição começa em 1958, ano do primeiro título mundial da seleção brasileira, e traz como tema a malária. A mostra aborda ainda a poliomielite em 1962, a varíola em 1970, a cólera em 1994 e a dengue em 2002.

Os visitantes poderão percorrer um espaço em formato de campo de futebol e participarão de uma grande competição na qual responderão a questões relacionadas às Copas do Mundo e às doenças abordadas na exposição.

As perguntas e respostas serão apresentadas de forma interativa e ao final do jogo os visitantes passarão por um pódio bidimensional que produz efeito 3D quando fotografado. O público poderá levar as fotos como lembrança da exposição.

A exposição termina na Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™, apresentando as ações de combate ao HPV, como por exemplo a vacinação. A imunização contra a doença foi inserida no calendário de imunizações do SUS (Sistema Único de Saúde) a partir deste ano e a vacina será produzida pelo Instituto Butantan.

“Juntamente com os museus e todo o parque do Instituto, a exposição é uma opção de entretenimento educativo para as crianças em férias escolares e os turistas que estarão em São Paulo para o mundial de futebol”, destaca Luciana Magalhães Monaco, coordenadora do Núcleo de Difusão do Conhecimento do Butantan.

A exposição “A Copa da Saúde no Butantan” é gratuita e fica aberta diariamente, das 7h às 17h, até o dia 2 de agosto. O Instituto Butantan fica na Avenida Vital Brasil, 1.500, na zona oeste da capital. Os museus do Instituto abrem de terça a domingo, das 9h às 16h30, e o ingresso custa R$ 6 (com direito a entrada nos três museus). Estudantes com identificação, crianças até sete anos, idosos e pessoas com deficiência não pagam.