Pular para o conteúdo

Instituto da Criança e do Adolescente do HC faz 40 anos e ganha galeria de arte para os pequenos

Parceria com o Instituto Gustavo Rosa leva arte e cultura ao ambiente hospitalar por meio das obras desse premiado artista plástico 
 
Nesta quarta-feira, 14 de dezembro, a partir das 9h30, o Instituto da Criança e do Adolescente do HCFMUSP comemorará seus 40 anos como principal referência no atendimento de alta complexidade do SUS para crianças e adolescentes.  Para celebrar, será oficialmente inaugurada a exposição que ganhou corredores e alas do hospital com os painéis multicoloridos da obra internacionalmente reconhecida de Gustavo Rosa.
 
O Instituto da Criança e do Adolescente, que foi inaugurado em 1976, é considerado o melhor hospital pediátrico terciário do país. O espaço é destinado ao atendimento de casos complexos, graves e raros e congrega 20 subespecialidades pediátricas, além de disponibilizar o Centro Diagnóstico “Amigo da Criança”, que possui recursos avançados para a realização de exames de imagem, patologias clínicas e testes funcionais.
 
Para dar sequência ao processo de humanização do atendimento, uma marca do hospital, o ICr estabeleceu uma parceria com o Instituto Gustavo Rosa, tendo como principal objetivo transmitir arte e cultura ao ambiente hospitalar por meio das obras desse premiado artista plástico.
 
A exposição, que reúne mais de 100 gravuras de Gustavo Rosa, vem despertando muita curiosidade e entusiasmo por parte das crianças e das famílias nas diferentes alas do hospital. “Também vemos muito orgulho por parte dos nossos funcionários. É uma enorme satisfação vermos nosso instituto repleto de obras tão bonitas, que traduzem o atendimento humanizado que oferecemos aqui”, afirma a professora Magda Carneiro-Sampaio, presidente do Conselho Diretor do ICr.
 
O ICr conta com um prédio específico, com área total de 25 mil metros quadrados, além de uma estrutura que abriga o Serviço de Onco-Hematologia e transplante de Células Hematopoiéticas, que funciona no Instituto de Tratamento do Câncer Infantil, o ITACI. Somente em 2015 foram realizados 76.926 atendimentos ambulatoriais no local, bem como 2.031 cirurgias infantis, 26.944 atendimentos no pronto-socorro e 7.114 internações.