Pular para o conteúdo

Instituto da Criança e do Adolescente do HCFMUSP comemora 30 anos do primeiro transplante de fígado

Nesta quarta-feira (16), o Instituto da Criança e do Adolescente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP realiza o evento em comemoração aos 30 anos do primeiro transplante de fígado da instituição. Na ocasião, estarão presentes autoridades, pacientes e familiares, numa grande celebração à vida.

O Programa de Transplante Hepático foi iniciado em setembro de 1989 e cerca de 850 pacientes, entre zero e 18 anos, portadores de doenças hepáticas terminais, já foram submetidos ao procedimento, o que faz deste o maior Centro Universitário de Transplante pediátrico do Brasil e um dos mais expressivos do mundo na atualidade.

O ICr é responsável por receber os casos de maior gravidade e complexidade, não só de São Paulo, como de diversos estados do país. Assim, todas as crianças com doenças hepato-biliares que necessitam de transplante hepático são atendidas na unidade, em caráter de urgência. Atualmente, cerca de 90% destes procedimentos são do tipo inter-vivos, ou seja, quando um pequeno segmento do fígado de um doador vivo, e adulto, é retirado e implantado no receptor.

Vale ressaltar, ainda, que o Instituto também é considerado o maior centro nacional de atendimento de casos de hepatite fulminante, patologia em que ocorre falência da função hepática e que “quando não tratada adequadamente, leva o paciente a óbito em poucas horas”, explica o Professor Titular da Disciplina de Cirurgia Pediátrica e Transplante Hepático, Uenis Tannuri.

Além dos resultados ao longo de três décadas, a implantação do Programa de Transplante Hepático contribuiu para um expressivo avanço médico-científico no Instituto da Criança e do Adolescente do HCFMUSP.

 Serviço: 

Evento de 30 anos do primeiro transplante de fígado e comemoração do Dia do Médico

Quando: quarta-feira, 16 de outubro

Onde: Anfiteatro Térreo – Instituto da Criança e do Adolescente do HCFMUSP

Endereço: Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 647 – Portaria 2

Horário: das 8h15 às 9h50