Pular para o conteúdo

Instituto do Câncer inaugura, em Osasco, sua primeira ‘filial’

Atendimento oncológico vai beneficiar mais de 4 mil pacientes de sete municípios da região da Rota dos Bandeirantes

            O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP, abre as portas nesta segunda-feira, 11 de agosto, de sua primeira “filial”, localizada na cidade de Osasco.

Ao todo, cerca de 4 mil pacientes da região da Rota dos Bandeirantes serão beneficiados. O investimento do governo do Estado para obras e compra de equipamentos foi de R$ 12,9 milhões.

Integrado à Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer, programa do governo paulista, o Icesp Osasco contará com especialistas em oncologia clínica, radioterapia e cuidados paliativos, além de uma equipe multiprofissional composta por dentistas, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais.

A filial de Osasco será implantada em etapas. Nesta primeira fase, o hospital já estará pronto para realizar mais de 350 consultas e 130 sessões de quimioterapia mensalmente.

A previsão é que até o primeiro semestre do próximo ano, a unidade já esteja em pleno funcionamento. No total, serão 12 poltronas de quimioterapia e dois aceleradores lineares (equipamentos de radioterapia).

A regulação das vagas continua sendo realizada na capital paulista, ou seja, a nova unidade vai passar a atender os pacientes com câncer que morem na região e sejam encaminhados pela rede.

O “Icesp 2” ficará responsável por praticamente todo o atendimento oncológico dos pacientes residentes nos municípios de Barueri, Carapicuiba, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba. Apenas os casos mais complexos, como cirurgias, continuarão sendo encaminhados ao Icesp da capital paulista.

“A unidade do Instituto do Câncer em Osasco representa um grande avanço na saúde dos nossos pacientes oncológicos, que evitarão o deslocamento até São Paulo e também receberão um atendimento humanizado e de qualidade”, avalia o diretor geral do Icesp, Paulo Hoff.

“O Icesp Osasco é um exemplo de atendimento de alta complexidade absolutamente regionalizado, próximo de onde as pessoas residem, que o governo vem trabalhando para implantar em todo o Estado de São Paulo”, afirmaDavid Uip, secretário de Estado da Saúde de São Paulo.

O Icesp Osasco fica na rua Benedito Américo de Oliveira, 122 – Vila Yara